A Epagri de Monte Castelo promoveu no dia 14 de maio o I Seminário Regional de Fruticultura do Planalto Norte Catarinense, no auditório da Cooperpomares em Monte Castelo – SC.
Este seminário teve como objetivo mostrar o potencial que região do Planalto Norte Catarinense tem para produção de frutas e também uma oportunidade de diversificação e alternativa de renda para a agricultura familiar.
Participaram do evento em torno de 100 pessoas entre produtores, estudantes e técnicos de empresas ligadas ao setor da fruticultura.
Os temas abordados no perÃodo da manhã foram: potencial de produção de frutas no planalto norte com o eng. Agrônomo José Luiz Petri, pesquisador da Epagri de Caçador e fruticultura na agricultura familiar com o tec. agrÃcola Antônio Leonardecz, coordenador técnico da fruticultura Macrosul da Emater do Paraná.
No perÃodo da tarde as palestras foram sobre monitoramento agrometeorológico para o planalto norte com o Eng. Agrônomo Hamilton Justino Vieira, pesquisador do Ciram Epagri e linhas de financiamento para fruticultura com os eng. agrônomos Josinei Antônio Tissi, da Epagri de Monte Castelo e Bernadete Grein, gerente da Epagri da regional de Mafra.
Após as palestras os produtores ouviram um breve relato sobre a história da Cooperpomares na região através do presidente Denis Grein e logo após foram conhecer as instalações da cooperpomares, inclusive as câmaras frias com capacidade de 660 toneladas de frutas, as quais foram adquiridas junto ao Programa SC Rural.
O Seminário contou com o apoio Programa SC Rural, Cooperpomares, gerências regionais da Epagri de Mafra e Canoinhas, Prefeitura Municipal através das suas secretarias, Sindicato dos Produtores Rurais, SENAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil, Sicoob, FM Castelense, Som do Foto Hamilton e Floricultura Meister.


