Passagem de comando do grupamento de Policia Militar ocorreu na quinta em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 08/07/2014 - 12h35

Na manha desta quinta feira dia 03/07 aconteceu no gabinete do prefeito Gervásio Uhlmann de Itaiópolis a solenidade de passagem de comando do grupamento de Policia Militar de Itaiópolis.

Na oportunidade o comandante da guarnição especial de Mafra, tenente coronel PM Rogério Vonk foi entrevistado, e falou que “para Itaiópolis neste primeiro momento é uma perda com a saída do sargento Ribeiro e que sua experiência não dá pra comparar com nenhum outro, são 30 anos de atividade policial, um líder nato, que trabalhou no município na liderança do grupo por 5 anos, um policial exemplar, bem visto pela tropa e pela sociedade. Mas ele deixa o seu exemplo, o modelo a ser seguido ao cabo Jair que em meados do ano deve passar a ser sargento, e tem também muita experiência e principalmente conhecimento da região e dos policiais para liderar o grupo e controlar a segurança do município e foi alguma das característica que foi levada em conta na sua escolha para dar seguimento nos trabalhos do sargento Ribeiro que deve continuar sendo um cidadão Itaiopolense e se colocando a disposição para ajudar no que for preciso”, destacou.

O comandante Vonk indagado por nossa reportagem falou dos investimentos na Policia Militar e que tem algumas novidades; uma delas é as câmeras de vigilância que estão num processo licitatório já bem avançado e que logo o município, que fez parceria com o estado na aquisição de oito câmeras que serão instaladas e que a Central de Monitoramento de Itaiópolis já está pronta inclusive e que o município já fez a contrapartida, do lote de 105 municípios sendo um dos primeiros a depositar o valor e deve ser um dos primeiros a receber o beneficio e que seria uma potencialização muito grande na segurança publica do município, que com um policial na Central de Monitoramento, pode vigiar a cidade inteira e prevenir crimes, ações, e ajuda a elucidar muitos delitos.

O comandante Rogério Vonk falou que se está batalhando por efetivo, salientando que policias novos devem trabalhar em áreas maiores, porém esta se tentando conseguir policiais que já tenham um certo tempo de serviço que sejam voluntários para trabalhar em Itaiópolis e já tem alguns na cidade de Lajes, faltando algumas decisões burocráticas, disse o comandante.

Na questão de equipamento o comando geral do estado mandou recentemente pra todos os policias da região, colete balístico, pistolas, algemas, tonfas entre outros equipamentos para que policial tenha de uso individual para inclusive levar para casa, um avanço na qualidade de trabalho para o policial, inclusive a sua própria segurança. Citou melhoramentos, e que precisa estabelecer e deixar que as unidades trabalhem de forma ilhada, que precisa de uma comunicação eficiente pra que todos ouçam e tenham a mesma comunicação com mais iteratividade, que sejam copiadas pelas  guarnições de Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva e Mafra uma das outras.

Destacou que se precisar de um determinado apoio já se pode fazer o deslocamento com muito mais rapidez mesmo sem a guarnição pedir. E disse que é um grande avanço, que a Prefeitura de Itaiópolis facilitou a aquisição através de convênio de trânsito para o melhoramento das próprias antenas nas quatro cidades; que será centralizado o atendimento de emergência do 190 em Mafra, onde tem mais policias e pode-se monitorar todos os municípios que tem as câmeras de vigilância e também atender as ligações do 190; desta forma dexonerando o município de ter que manter um policial a noite só para atender o telefone, não podendo sair do quartel, assim ganhando este policial para trabalhar na rua. Todos os municípios o 190 é centralizado e funciona muito bem, no entanto precisa melhorar para poder potencializar este efetivo, que é pequeno e que está se batalhando para aumentar, as melhorias já estão acontecendo para aumentar a segurança nos 4 municípios de forma única, concreta,unida, copiando, conversando,trocando informações se ajudando na comunicação de rádio que é muito mais eficiente e rápida do que celular ou qualquer outro tipo de comunicação.

Por fim o comandante Vonk falou das boas parcerias com poder executivo, legislativo, judiciário que tem muito ajudado e quem ganha é a comunidade, finalizou o comandante Rogério Vonk.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Turbo

    A comunidade itaiopolense certamente tem muito a agradecer ao sargento Alnor Ribeiro pelos bons serviços prestados em quase duas décadas no município de Itaiópolis. De conduta irreprimível, o sargento Ribeiro quando no comando soube aproximar a PM da população em um convívio de respeito e harmonioso. Merecida a aposentadoria parabéns.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.