Itaiópolis realiza o primeiro seminário municipal de bovinocultura de leite

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 23/07/2014 - 11h59

No dia 15 de julho (terça-feira) a Epagri, utilizando recursos do programa SC-Rural, realizou o primeiro Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite em Itaiópolis, com o objetivo de fomentar a produção leiteira e estimular o desenvolvimento integrado e sustentável do meio rural com base na produção de leite a pasto.

No seminário, pela parte da manhã foram apresentadas palestras abordando temas de crucial importância para a atividade leiteira, como o uso do solo na agropecuária, enfatizando que este é o maior patrimônio dos agricultores, e o uso de espécies forrageiras para a implantação de pastagens perenes de verão, trazendo os resultados da pesquisa desenvolvida pela Epagri nos últimos 10 anos no planalto norte.

Já no período da tarde, foram apresentados três mini-cursos para os participantes, abordando temas de sanidade animal (alertando os agricultores prevenção de doenças importantes para o rebanho leiteiro, como brucelose e tuberculose); manutenção e regulagem de equipamentos de ordenha; (com atenção especial na higienização dos equipamentos, pré e pós-dipping) e confecção de cerca elétrica (com enfoque no dimensionamento do sistema e aterramento e para-raios).

O evento contou com um público de 150 participantes, sendo aproximadamente 130 agricultores familiares do Município de Itaiópolis e 20 técnicos, entre autoridades e entidades ligadas ao setor leiteiro, revelando a importância da atividade no município e a demanda crescente por qualificação.

No final do evento, o público presente pôde participar do sorteio de diversos brindes doados pelas empresas e entidades ligadas ao setor leiteiro no município.

Segundo o agricultor Mário Rogalski, morador da comunidade de Cerzedelo e iniciante na atividade leiteira o encontro foi fundamental:

“Foi um ótimo encontro! Aprendi várias coisas que posso fazer na minha propriedade com as palestras e mini-cursos, sem gastar muito dinheiro e para cada vez melhorar a produtividade finalâ€.

Já para o engenheiro agrônomo da Epagri de Itaiópolis, Guilherme Gonçalves, o encontro cumpriu com plenitude seus objetivos: “- O importante foi o agricultor sair motivado do encontro, sabendo que a Epagri é sua parceira e pode contribuir na qualificação da atividade, com diminuição do custo de produção e aumento da produtividade e qualidade final do leiteâ€.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.