Cooperativa comemora conquista de terreno e assinatura do termo de subvenção do programa SC-Rural

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 09/08/2014 - 11h09

O dia 22 de julho foi muito comemorado pela Cooperativa de Produtos da Agricultura Familiar de Itaiópolis – UNIPAFI, com duas grandes conquistas: A entrega formal do terreno cedido em comodato pela Prefeitura Municipal e a assinatura do termo de subvenção do programa SC-Rural, visando futura construção da sede e centro de captação e distribuição dos produtos produzidos pelos sócios. Neste dia, os sócios se reuniram para, em mutirão, promoverem uma roçada para limpeza do terreno cedido, como gesto concreto de tomar efetivamente a posse do imóvel e também de dar início ao projeto de estruturação física e produtiva da cooperativa.  Após a atividade coletiva, foram feitas as formalidades de assinatura e entrega do termo de comodato do terreno pelo vice-prefeito o Sr. José Heraldo Schritke e em seguida a assinatura e entrega do termo de subvenção do programa SC-Rural pelo Secretário Executivo Regional do programa, Sr. Marcos Euclides Vieira.

Também estavam presentes na solenidade demais entidades e instituições parceiras da UNIPAFI, entre eles: Gerente Regional da Epagri de Mafra, Assessor do Território da Cidadania do Contestado, Representantes da ADEOP (projeto Mais Gestão) e o Gerente do banco Cresol; os quais fizeram questão de reafirmar a importância do projeto para o desenvolvimento da agricultura familiar no município e região.

O projeto da UNIPAFI prevê investimentos no montante de R$790.000,00 tanto em infraestrutura física (construção da sede, centro de coleta e distribuição de alimentos, câmaras frias, veículos etc) como em infraestrutura produtiva (cultivos protegidos, sistemas de irrigação, transição para sistemas orgânicos de produção, plantio direto de hortaliças).

Na oportunidade, o presidente da UNIPAFI Sr. Reginaldo José Jankovski agradeceu a presença de todos os parceiros e enfatizou que o projeto é uma construção coletiva que começa a se realizar. Ressaltou que é a união de todos os sócios que dá sustentação para a cooperativa e permite que se continue avançando com novos projetos e novas conquistas.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI de Itaiópolis, Sr. Rogério Pietrzacka, a Cooperativa UNIPAFI, mostra que está preparada para alçar vôos

maiores: – “Este mutirão para limpeza do terreno mostra o nível de empoderamento e comprometimento dos agricultores com este projeto. Os agricultores têm clareza de que a cooperação é o melhor caminho para fortalecer suas atividades e demonstram isso na prática, participando ativamente de reuniões, eventos, capacitações e demais atividades de interesse da cooperativa. Não tenho dúvidas que outras conquistas virão!!”.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Turbo

    Eita é assim mesmo, este pessoal merece aplausos e parabens pelas lutas que agora viraram conquistas. Perguntar não ofende. O vice prefeito estava em exercício no cargo de prefeito para assinar a documentação? Senão não vale

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.