Escola faz projeto sobre momento da história e do poema

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 16/08/2014 - 21h08

A arte de ser um contador e um ouvinte, foi elaborado pela professora Angélica Schultz e está sendo desenvolvido com os alunos do 4º ano vespertino da Escola Municipal Renascer de Itaiópolis.

A intenção do projeto é de fazer algo diferente e inovador, alguma coisa que não ficasse somente para os nossos alunos, mas também que pudesse de alguma forma abranger a comunidade escolar fora dos muros que rodeiam essa instituição, a fim de oportunizar que alguns cidadãos de nosso município tenham o prazer de serem ouvintes de um poema ou história infantil contada por uma criança.

Este projeto procura mostrar a importância do ato de contar histórias e poemas dentro e fora do espaço escolar. O ato de contar histórias e poemas favorecem a aprendizagem e contribui para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção e a memória. O projeto tem também a intenção de analisar como o professor pode inserir a narração de histórias na sala de aula e fora deste espaço, para que os nossos alunos desenvolvam o interesse pela leitura e também para que eles e a população local conheçam um pouquinho dos poemas e da vida de alguns escritores brasileiros e tomem gosto e adquiram o hábito pela leitura em qualquer etapa da vida.

Desta forma, este projeto é de grande relevância principalmente na mais tenra idade, lembrando sempre que a responsabilidade do professor desde a Educação Infantil é de incentivar a leitura, pois as crianças que tem contato com livros desde pequena terá maior oportunidade de se tornar um leitor assíduo, usando a leitura como fonte de prazer e não de obrigação.

O projeto funcionará da seguinte forma: Durante a duração do projeto algumas instituições públicas e privadas serão visitadas, dentre elas escolas, agências bancárias, hospital, fórum, postos de combustíveis, câmara de vereadores e comércio local. Os alunos serão levados pela professora regente e alguma pessoa da instituição visitada no dia será escolhida naquele momento para se tornar ouvinte de uma história.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.