“Planalto norte deve aderir à nova economia”, declarou secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 16/08/2014 - 21h12

Na tarde desta terça-feira (11) a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – sediou importante encontro entre os prefeitos, vices e representantes dos municípios, Sebrae, Autopista Planalto Sul e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

A secretária de estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucia Dellagnelo lembrou que o grande desafio de Santa Catarina é a desigualdade regional e destacou a necessidade de buscar novos caminhos para a economia, com a construção de um diagnóstico das necessidades reais da região. Para ela a principal ação é criar uma nova economia, investindo em capital humano e infraestrutura para atrair empresas que tenham valor agregado para a região.

O diretor superintendente da Autopista Planalto Sul, Antonio Cesar Ribas Sass destacou a união das Prefeituras em torno da duplicação da BR 116, o que tem dado bons resultados junto a Brasília, visto que, segundo ele, a Agência Nacional de Transportes Terrestres- ANTT já sinalizou que indicou a obra para o PAC III. Também propôs a realização de workshops em algumas capitais para apresentar o que cada município tem a oferecer aos empresários.

Houve uma breve apresentação, por parte do Sebrae, do programa nova economia, projeto resultante da reunião entre governador do estado e prefeitos no mês de junho, na qual foi solicitado auxílio para o desenvolvimento econômico da região. O Sebrae já efetivou esse trabalho de diagnóstico nos municípios, apontando como melhorar os indicadores , bem como a forma de trabalhar as potencialidades de cada município.

O representante da associação dos municípios da região, destaca que o momento é de canalizar todas as sinergias positivas em prol da região. A região tem que ser vista novamente como um polo de desenvolvimento sem esquecer sua vocação para o agronegócio, a qual, uma vez efetivada, trará oportunidades para outros segmentos.

Seminário

No dia dois de setembro será realizado, na Amplanorte o I Seminário Desafios e Perspectivas para a Construção de uma agenda prioritária para o Desenvolvimento Regional do Planalto Norte Catarinense, conduzido pelo Ministério da Integração. Deste evento devem participar novamente a Autopista, Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e entidades de representação da região.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.