Encontro fortalece Programa sobre uso racional da água e do solo no planalto norte catarinense

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 22/11/2014 - 15h55

O uso desenfreado do solo e da água vem apresentando graves consequências em todo o mundo. Santa Catarina ainda é um dos redutos que não sofre com escassez e racionamento de água e onde o solo é considerado fértil para a agricultura. Porém, mesmo tendo estas características, nenhuma região está imune de problemas causados pelo uso indevido dos recursos naturais. Por isso, o Programa Planorte Água e Solo, criado em 2012 vem crescendo e ampliando parcerias.

No dia 18 de novembro foi realizado, na Epagri, em Canoinhas, o seminário regional do programa Planorte Água e Solo, que reuniu representantes de todos os municípios do planalto norte catarinense das mais variadas entidades, como Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, secretarias de agricultura, associações comerciais, sindicatos rurais, empresas e cooperativas, polícia ambiental, SC Rural, assessores de deputados, Casan, Cidasc, territórios da cidadania, agricultores, consórcios, associações de moradores, associação de aquicultores, entidades signatárias, entre outros.

Durante todo o dia foram discutidas ações que devem ser tomadas para fortalecer e integrar os comitês de bacias hidrográficas, fortalecer o programa e fazê-lo chegar a todos os municípios da região, além de propostas de trabalho para os próximos dois anos. Falou-se muito em gestão ambiental, balanço do cenário de recursos hídricos, gestão da água e do solo, comitês, manejo do solo e da água.

Grupos foram formados para discutir como fortalecer o programa e os comitês e os eixos temáticos priorizados no programa: Educação e Saneamento Ambiental; uso e abastecimento de água; recuperação da mata ciliar e uso e manejo do solo. A partir das discussões surgiram sugestões elencadas como prioritárias que passam a integrar o programa, como: criar ou identificar uma entidade de coordenação e execução dos comitês; elaboração de um plano de trabalho para fortalecê-los; estabelecer parcerias institucionais. Também foram apontadas como metas o incentivo ao reuso de água; o envolvimento das concessionárias de saneamento em campanhas; criação de programas municipais de incentivo ao manejo e uso de água; sensibilização para recuperação e manutenção de matas ciliares, entre outras propostas.

A meta agora é encontrar uma forma de operacionalizar todas as propostas para fazer com que o Programa siga integrando os municípios em um mesmo objetivo, o de preservar e recuperar o solo e a água da região.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.