2ª avaliação sensorial de maçãs de novas seleções é realizada em Monte Castelo

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 04/03/2015 - 14h56

No dia 6 de fevereiro, fruticultores, técnicos e demais convidados envolvidos na cadeia produtiva de maçãs da região do planalto norte participaram da 2a Avaliação sensorial de maçãs de novos cultivares e seleções avançadas da Epagri. Essa avaliação foi realizada na sede da Cooperativa de Fruticultores do Planalto Norte catarinense (Cooperpomares), no município de Monte Castelo.

O evento foi organizado pelos engenheiros-agrônomos Frederico Denardi, Marcus Vinicius Kvitschal, Maraisa Crestani Hawerroth, pesquisadores em Melhoramento Genético da Macieira da Estação Experimental de Caçador, pelo extensionista rural da Epagri de Monte Castelo, Josinei Antonio Tissi e por Ricardo Costa, assessor técnico da Cooperpomares.

Foram avaliadas 14 seleções de macieira, que estão sendo testadas na propriedade do sr. Carlos Papes, sob a assessoria do técnico Dionísio Serafini, em coleção instalada no município de Papanduva. São todas seleções com grande potencial de produção na região do Planalto Norte catarinense. As frutas foram colhidas de plantas que estão no terceiro ano de produção.

Os itens avaliados no evento foram: sabor da polpa (acidez, açúcares e aroma), cor e aparência da epiderme dos frutos, elencando-se as seleções através de notas que variaram de 0 a 10.

Todas as seleções continuarão sendo avaliadas nos próximos anos quanto ao potencial produtivo e a mérito agronômico (fenologia, índice de floração, fixação de frutos e distribuição da produção por calibre), qualidade visual dos frutos e resistência ou tolerância às principais doenças da macieira. O objetivo é que as melhores possam futuramente ser disponibilizadas aos produtores da região.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.