Duplicação da BR 116 e melhorias na BR 280 foi discutida em Brasília

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 07/03/2015 - 14h53

Os municípios do planalto norte catarinense e demais regiões vizinhas buscam apoio, investimentos e parcerias visando tirar a região da estagnação econômica.

Os gestores, que estão em Brasília cumprindo agenda federativa, participaram, nesta terça-feira (03), de uma reunião com Jorge Luiz Macedo Bastos, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e Antonio Cesar Sass, diretor superintendente da Autopista Planalto Sul, concessionária responsável por parte da rodovia.

A conversa foi focada no estudo da duplicação da BR-116 desde Mafra. Os municípios lutam para incluir a duplicação no PAC III, porém ficou esclarecido que se deve estudar a viabilidade sem contar com esta inclusão, pois isso pode demorar. Será apresentado um estudo de viabilidade com a despesa das obras via concessionária.

O representante dos municípios do planalto norte, esclareceu aos diretores a importância do pleito, pois a região agora está trabalhando um Plano de Desenvolvimento Regional – PDR, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, cujos enfoques giram em torno de desenvolvimento econômico, infraestrutura, educação e serviço público. A duplicação deve assegurar os resultados almejados, por ser esta a principal via de escoamento da produção regional.

Na reunião também foi abordado o problema do excesso de peso nas estradas vicinais. O pedido foi para que se tente regulamentar esta questão de forma regional.

A expectativa da duplicação, uma vez se confirmada, certamente constituirá em grande mola propulsora do desenvolvimento e servirá de motivação para a instalação de empresas que poderão industrializar a produção da região, gerando milhares de empregos, renda e aumentando a capacidade de investimento dos municípios.

BR-280

Já em visita ao DNIT, explicaram ao departamento de planejamento que a região está empenhada na implantação dos projetos prioritários previstos no Plano de Desenvolvimento Regional – PDR, que hoje conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

No eixo infraestrutura do plano o planalto norte precisa da duplicação da BR 116 e de obras de melhoria na BR 280 do trecho de Jaraguá do Sul até Porto União. Os prefeitos pediram apoio para incluir no PAC 3 as obras de requalificação da BR 280, especialmente adequação dos acessos  aos municípios de Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, travessia urbana de Canoinhas (marginais, passarelas e viadutos) e contorno da cidade de Porto União. Na ocasião os prefeitos também trataram sobre balanças de pesagem.

Outros pleitos

Os municípios pretendem reverter a situação da região que ficou marcada pela Guerra do Contestado, luta travada pelos camponeses contra a implantação da Ferrovia São Paulo – Rio Grande entre os anos de 1912 e 1916.  A marca resultante daquele período é a economia baseada no extrativismo da madeira, principal motivo para explicar o fato de a região se encontrar entre as de menor IDH do país

A Secretaria já vem desenvolvendo um trabalho junto à associação, com a realização de seminários para levantar os eixos prioritários para o desenvolvimento regional. Estes projetos prioritários agora estão previstos no plano de Desenvolvimento Regional, que é composto por quatro eixos temáticos: Desenvolvimento Econômico (novas empresas e cadeia produtiva); Infraestrutura (duplicação da BR 116 e obras na 280); Educação  (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS) e Serviço Público (Consórcios de Saúde e Infraestrutura e qualificação das administrações municipais).

Acredita-se que a definição destes eixos norteia os municípios para que possam falar a mesma língua na hora de promover o desenvolvimento de toda a região, pois os mesmos foram amplamente discutidos e avaliados pelos segmentos representativos da sociedade, do poder público e da sociedade civil organizada. A correção do desequilíbrio que impera nesta região deve ser urgente e de forma bem planejada, como está ocorrendo nesta união entre Secretaria e associação.

Para colocar em prática a execução dos projetos, a Amplanorte solicitou apoio para empenho de R$ 20.000.000,00 da emenda coletiva da bancada catarinense ao Orçamento Geral da União de 2015 para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite em favor do Consórcio de Desenvolvimento do Planalto Norte – CODEPLAN. O apoio ainda se estende ao pedido de inclusão no PAC 3 de obras de requalificação da rodovia 280 no trecho de Jaraguá do Sul até Porto União; instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul no Município de Três Barras; apoio para a criação do PRONATEC serviço público para possibilitar a qualificação e capacitação dos servidores públicos municipais.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.