Pesquisa desenvolve milho com alta produção em SC

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 30/07/2010 - 17h16

Os agricultores familiares catarinenses já estão produzindo milho variedade com alta produtividade e menor custo por hectare, tanto em sementes como adubação. Foram 14 anos de trabalho da Epagri no centro de pesquisas para a agricultura familiar (Cepaf), desenvolvendo cruzamentos de variedades de milho com experimentos a campo, até o registro das variedades SCS 155 Catarina e SCS 154 Fortuna.

Em plantio a campo acompanhado por técnicos a variedade Catarina chegou a produzir em canoinhas 10.179 kg/ha. A variedade Fortuna 9.483 kg/ha. A média de produtividade em Canoinhas, Campos Novos e Chapecó por hectare, nas safras 2007 e 2008 foram de 8.598 kg para o Catarina e 8.138 kg para o Fortuna. Em Itaiópolis nesta safra a produtividade da variedade Catarina atingiu 165 sacas por hectare.

As vantagens para o agricultor familiar usar sementes de milho variedade são as seguintes: Baixo custo da semente, produção da própria semente se a área cultivada for isolada, melhor resistência à seca, bom empalhamento, boa adaptação aos diversos tipos de solo, redução de custo em insumos, responde bem a adubação orgânica e tem cobertura do Proagro.

O Prodemilho é um programa desenvolvido pela Fetaesc, Epagri, Cooarpa e Sindicatos de Trabalhadores Rurais catarinenses e tem como objetivo promover o aumento da produtividade de milho, reduzir custos e criar independência do agricultor em aquisição de sementes todas as safras.

As variedades de milho Fortuna e Catarina estão disponíveis em todos os sindicatos de trabalhadores rurais de Santa Catarina.

- Publicidade -
6 comentários publicados
  1. Joaquim Vilas Boas

    Boa tarde. Preciso da semente do milho Fortuna para plantar 11 (onze) hectares de terra. Gostaria que me orientaram como vou conseguir uma semente de qualidade e confiável, e qual o custo para obtê-la. Favor responderem através do e-mail. Grato

  2. Anielle Gianello

    Oi.Eu tenho um sitio na cidade de Videira SC,Gostaria de iniciar plantação de milho p. consumo humano ,porem não tenho a semente apropriada.Gostaria de informação se possível,qual a semente própria e onde encontra?Obrigado.

  3. clesio valeriano

    sou produtor familiar em minas gerais e gostaria de obter as sementes citadas acimas, favor responder via e-mail.

  4. Tarcisio R. Machado

    Boa Tarde.
    Sou do suporte tecnico de uma cooperativa e gostaria de
    saber se posso usar normalmente os herbicidas tradicionais que é usado em variedades de milho Hibrido.
    Obrigado.

  5. José Ap. Ornellas de Almeida

    Boa tarde, como posso adquirir certa quantidade de semente do Milho Fortuna, tenho uma chácara de 1 hectare, e gostaria de experimentar esta variedade.
    Rua Tiradentes, 649 – centro – Pradópolis/SP CEP. 14850-000.

    • EDUARDO CUNHA GUIMARAES

      Oi.Eu tenho um sitio na cidade de CALDAS NOVAS – GO, e gostaria de obter as sementes citadas acimas, favor responder via e-mail.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.