Comunidade polonesa é homenageada em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 19/05/2015 - 15h47

No último dia 4, foi realizada na Câmara de Vereadores a sessão solene em homenagem aos descendentes de poloneses de Itaiópolis. Várias autoridades se fizeram presentes na sessão entre elas o desembargador de Justiça do estado do Paraná, João Kopitoski, que é itaiopolense.

Itaiópolis foi declarado como a capital catarinense da cultura polonesa através da lei nº 12.654/2003, onde institui que a data de 03 de maio é declarada como o dia estadual da imigração polonesa e em Itaiópolis como o dia municipal da comunidade polonesa.

Durante a solenidade os descendentes de poloneses com mais de 80 anos foram homenageados recebendo uma lembrança dos edis e de integrantes do grupo folclórico Wiezy Polskie, em agradecimento pela contribuição para o desenvolvimento econômico de Itaiópolis e pela luta para a preservação da cultura polonesa no município.

Após a solenidade os familiares dos homenageados e as autoridades foram recepcionadas na Casa Polaski, patrimônio cultural de Itaiópolis, e sede da Associação Cultural Polonesa, onde assistiram a uma apresentação do grupo Więzy Polskie e puderam saborear os pratos da culinária polonesa.

Homenageados

Os descendentes de imigrantes poloneses homenageados são: Verônica Cibila Buba Palivoda, Lídia Andrezejewski Nowadzki, Vitalina Marta Kutelak, Bernardina Pamfil Kociolek, Floriana Jednoralski,  Zenita Curlista Nartock, Konegunda Rogalska Andrzyewski, Verônica Cieslinski,  Ludiviga Marciniack Partala, Lídia Estanislava Levandoski Wilinski, Clara Viginoski Giaccomozzi,  Julieta Jankoski Janoczeski, Pietra Kniazevcki, Heduvirges Woyciechcwski Narluch, Konegundes Levandoski Ostroviski, Francisco Guilherme Pietrowski, Josefa Romanoski Jankoski, Otíliana Blaszkoski Pflanzer, Joana Mireck Jhudzinski e Verônica Cebila Bulia Polivoda.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Aparecida

    Por Favor estou a procura de Parentes da minha avó,Antonina Romanosk e vi que nestes homenageados ha uma Senhora com

    o nomede Josefa Romanosk Jankosk. Por favor me ajudem.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.