Epagri de Itaiópolis realiza reuniões sobre Fruticultura

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 04/07/2015 - 15h43

A fruticultura é uma atividade de grande importância econômica no município de Itaiópolis, onde existe a produção de frutas como pera, pêssego, maçã, ameixa, uva, amora-preta, morango, romã, caqui e mirtilo na parte alta do município, e tangerina, laranja e maracujá nas regiões de menor altitude. Devido à importância dessas culturas, o Escritório Municipal da Epagri de Itaiópolis vem promovendo reuniões sobre fruticultura de clima temperado e tropical. Elas já foram realizadas nas comunidades de São Pedro, Baía do Itajaí, Nova Esperança, Colônia Becker e sede. Participaram das reuniões cerca de 50 fruticultores das comunidades de Ecovila Bromélias, Moeminha, Linha Montaury, Distrito de Itaió, Wontroba II, São Pedro, Santo Antônio, Cerzedelo, Colônia Becker, Baía do Itajaí, Rio do Pito, Nova Esperança e Moema.

As reuniões foram realizadas com o primeiro objetivo de formar grupos de trabalho. Foram formados cinco grupos: três de citricultura e dois de frutas de clima temperado. Esses grupos reúnem-se uma vez por mês, cada vez na propriedade de um dos participantes, e são tratados assuntos técnicos referentes aos pomares, sempre de acordo com a demanda do grupo. Depois de tratados os assuntos teóricos, visita-se o pomar do anfitrião para observar na prática o assunto discutido. Segundo o engenheiro-agrônomo Jânio José Ceccon, o objetivo é profissionalizar os fruticultores, trazendo sempre o que há de mais recente em manejo de pomares. Já foram tratados assuntos como associativismo, comercialização, doenças dos cítrus e tratamentos de inverno em fruteiras de clima temperado.

A cada mês será tratado um assunto referente ao estádio em que a planta se encontra. Esses encontros serão realizados por tempo indeterminado, sempre buscando o aprimoramento dos fruticultores.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.