Teatro contará a história da imigração eslava em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 15/08/2015 - 14h55

Reviver a história da imigração eslava de Itaiópolis é um projeto que acontece todas as terças-feiras na Casa Polaski em Alto Paraguaçu. Livre e gratuito para o público e comunidade em geral, o projeto tem como objetivo principal promover a oficina de teatro e a montagem de uma peça teatral com a participação da comunidade externa, moradores de localidades como São João, São Pedro, Núcleo Histórico Alto Paraguaçu do município de Itaiópolis.

A oficina serve também como capacitação de um grupo de descendentes de imigrantes eslavos dispostos a representar em uma peça teatral que tenha como enredo a história da imigração eslava no município de Itaiópolis, mostrando assim os costumes, saberes e modos de fazeres tradicionais dos eslavos. A peça será uma história contada através da narrativa poética que diverte, ensina e emociona os expectadores. Após a estréia, a peça será exibida continuamente pela Associação Cultural Polonesa, por meio de agendamento para grupos de visitantes, turistas, escolas e demais entidades.

Segundo a professora Angela, as Artes Cênicas são um conjunto de técnicas usadas na criação, direção e montagem de espetáculos teatrais. Seus recursos são usados no processo educativo de crianças e jovens e também como terapia para adultos.

Através desta parceria entre Universidade do Contestado, Secretaria da Cultura do município de Itaiópolis e Associação Polonesa de Itaiópolis, a comunidade em geral será beneficiada.”Os participantes da oficina de teatro estão tendo a oportunidade de participar de um projeto onde além de resgatar suas origens étnicas,desenvolvem potenciais para toda a vida”, explica.

Na oficina os participantes brincam, se divertem, desenvolvem competências e técnicas para o enfrentamento da timidez e do medo de falar em público, expressão corporal e musical,socialização,e equilíbrio emocional. “Eu tenho o maior prazer e alegria em estar ministrando essa oficina, me divirto muito com jovens, crianças e meus colegas da melhor idade, amo!” ressalta professora Angela.

As pessoas que quiserem fazer parte deste projeto podem participar dos ensaios que estão sendo realizadas nas terças-feiras, às 18h15min na Casa Polaski. Mais informações pelo fone: (47) 3652-1306 com Raquel Zanellato.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.