Epagri realiza mostra e avaliação sensorial de novas seleções de maçãs no Planalto Norte catarinense

Publicado por Click Riomafra - 21/02/2014 - 23h30

Por Josinei Antonio Tissi
Monte Castelo/SC

Na última quarta feira, dia 19 de fevereiro, fruticultores, técnicos e demais convidados envolvidos na cadeia produtiva da maçã na região do planalto norte catarinense, participaram de uma mostra de novas cultivares e seleções avançadas de macieira da Epagri. A mostra consistiu da apresentação de resultados preliminares de uma unidade de pesquisa instalada na região, com subsequente avaliação visual e sensorial de frutas destes materiais. A avaliação foi realizada na sede da Cooperativa de Fruticultores do Planalto Norte Catarinense – Cooperpomares – no município de Monte Castelo.

O evento foi organizado pelos Pesquisadores da Epagri/Estação Experimental de Caçador Engº Agrº M.Sc. Frederico Denardi, Engº Agrº DSc. Marcus Vinícius Kvistchal, do Extensionista Rural da Epagri de Monte Castelo Engº Agrº Josinei Antonio Tissi, e do assessor técnico da Cooperpomares Engº Agrº Ricardo Costa. Também esteve presente o gerente da Estação Experimental de Caçador, Engº Agrº D.Sc. Renato Luis Vieira.

Os pesquisadores da Estação Experimental de Caçador atualmente coordenam o programa de melhoramento genético de macieira da Epagri, o qual contempla o desenvolvimento e avaliação do desempenho de novos clones de macieira em todas as regiões produtoras de maçãs no Brasil, com foco também à região do planalto Norte Catarinense.

Foram avaliadas frutas de 11 seleções e três cultivares de macieiras utilizadas como testemunhas (Eva, Castel Gala e SCS417 Monalisa). Todas as seleções e a cultivar SCS417 Monalisa são oriundas do programa de melhoramento genético da Epagri, e foram selecionadas para compor a coleção, em função da precocidade de maturação dos frutos (maturação e colheita antes da colheita da Gala de Fraiburgo) e da resistência à mancha foliar de glomerella (principal doença da macieira incidente no planalto norte catarinense). A coleção está instalada no município de Papanduva, na propriedade do Sr. Carlos Papes e assessorada pelo técnico Dionísio Serafini. As frutas utilizadas na mostra foram colhidas de plantas desta coleção, que estão no primeiro ano de produção. Os itens avaliados foram: sabor (níveis de aceitação pelos avaliadores), como também a cor e a aparência geral dos frutos, atribuindo notas variando de 0 a 10.

Todas estas seleções continuarão sendo avaliadas nos próximos anos quanto à adaptação das plantas ao clima da região, qualidade gustativa e visual dos frutos, precocidade da produção, potencial produtivo, resistência ou tolerância às doenças e distúrbios fisiológicos. Embora o trabalho de pesquisa seja lento e minucioso, os pesquisadores ficaram animados com o ótimo resultado de pelo menos duas novas seleções e da cultivar SCS417 Monalisa na análise sensorial realizada no evento. Esperam com isto poder disponibilizar novas opções de cultivares para exploração comercial nessa região nos próximos anos.

Maiores informações: Epagri Monte Castelo (47)3647-0335, (Tissi). Epagri / Estação Experimental de Caçador (49) 3561-2016 (Frederico) / (49) 3561-2033 (Marcus Vinícius)


- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.