A dengue é uma doença grave e pode matar

Publicado por Click Riomafra - 14/06/2014 - 11h50

Por Bianca Sales e Silva
Estudante de Jornalismo 5º período – Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Cada vez mais cresce o número de pessoas infectadas com a dengue em Goiânia, nossa cidade está em alerta. O Ministério da Saúde divulgou em março que todas as regiões do país reduziram o número de casos no primeiro bimestre de 2014. Em segundo lugar está o Centro-Oeste e Goiânia lidera como a cidade que apresentou o maior número de casos de dengue, com 6.089.

A dengue é uma doença grave e pode matar, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Foi introduzido na América do Sul através de barcos provenientes da Ãfrica, no período colonial, junto com os escravos.

Ao picar alguém já infectado, o inseto adquire o vírus, podendo transmitir quatro sorotipos diferentes da doença: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4. Quando o paciente é picado uma segunda, terceira ou quarta vez, o organismo frequentemente produz uma reação exagerada à presença do vírus da dengue.

O mosquito da dengue pica durante o dia à noite e se reproduz em qualquer lugar que houver água parada, 60% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro dos domicílios.

Goiânia conta com mais de 600 agentes capacitados, atuam por meio de visitas domiciliares e auxiliam na eliminação dos criadouros. A agente de combate de endemias da região leste de Goiânia, Valéria Alves, explica que a melhor maneira de se evitar a dengue é fazer a prevenção, todas as pessoas das suas casas devem fazer da seguinte formar: tirar pelo menos dez minutos do seu dia verificando o seu quintal, as calhas,  não deixar acumular água parada em latas, copos plásticos, nas tampinhas de refrigerantes e garrafas, vasinhos de plantas, evitar a caixa d’água aberta, vasilhas onde pode virar um possível criadouro, tem aqueles criadouros fixos. Os criadouros fixos são os ralinhos, os canos que saem na calçadas para a rua. É importante verificar se os canos estão entupidos e estar sempre fazendo a manutenção das calhas.

Os sintomas surgem de uma hora para outra, geralmente de três a cinco dias depois da picada. Alguns sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar, manchas na pele, náuseas, vômitos, tonturas, cansaço, molesa e dores no corpo, nos ossos e nas articulações. O estudante do ensino fundamental Daniel Dinis relata os sintomas que obteve na dengue “é muito ruim, você fica com dor nos olhos, no corpo e na cabeça. Minha febre ficou muito alta, fiquei sem apetiteâ€.

Os sintomas da dengue tipo 4 são semelhantes aos de uma gripe forte, não é perceptível, nem coça, como as picadas dos mosquitos em geral. Os sintomas de todos os tipos da dengue podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Atualmente a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.