A (in)segurança pública de Rio Negro

Publicado por Click Riomafra - 17/09/2014 - 13h03

* Texto publicado na rede social Facebook

Rio Negro abandonada, caótica e em situação insustentável!

Povo rionegrense, precisamos fazer alguma coisa! Na sexta-feira, postei um vídeo que mostrava alguns dos moradores de rua que ocupam três imóveis no centro da cidade. Como comentado por várias pessoas, a alegação é que tanto o Ozeas quanto os demais moradores de rua não representam perigo considerável à população. Pois bem, nessa filmagem, captada pelas câmeras de segurança da lotérica, podemos observar em uma ação que durou MAIS DE DUAS HORAS, esses inofensivos cidadãos arrombando lojas na rua Nicolau Bley Neto, na sexta feira de madrugada, sem nenhum constrangimento, sem qualquer interrupção e totalmente a vontade para lesar pessoas que suam a camisa todo santo dia.

Nas imagens, pode-se ver:

2h51: Um dos inofensivos cidadãos chuta a porta na altura da loja da Eco Print e, alguns segundos depois, cai. Sai logo depois.
2h53: Volta à uma das lojas e as 2h56 chama um “coleguinha” (vários ficam de olheiros ao longo das duas horas)
3h20: cai ao sair da loja, que no dia seguinte soubemos que continha bebidas alcoólicas que foram ingeridas;
3h58: Um dos olheiros da ação passa pela câmera de segurança; Nas filmagens realizadas hoje durante o dia, pode-se ver que é o mesmo que está usando camiseta do Corinthians, com a mesma bermuda do dia dos arrombamentos;
3h59: um dos ajudantes tem uma bicileta! Ele aparece em outros trechos da filmagem, mas pasmem, o pessoal está ficando equipado!
4h: O mesmo arrombador que iniciou a ação volta pra “casa” levando consigo o que não pôde consumir dentro da loja. Também usava os mesmos trajes nas filmagens e fotos realizadas hoje durante o dia.

Na tentativa de demonstrar publicamente que estas pessoas estão SIM colocando em risco a segurança da população rionegrense, hoje fui coagida por este cidadão (agora apelidado de Ruivo). Saí da empresa no final da tarde com minha mãe, mas tivemos que pedir ajuda ao patrulheiro da vigilância particular. Ainda no final da tarde, este mesmo homem cercou um funcionário da Sicredi, e uma senhora que vinha pela rua, que conseguiu dispersá-lo aos gritos, o que chamou a atenção dos vizinhos.

Já pedimos apoio da Ação Social do Municipio, da PM, reclamamos junto a Secretaria de Segurança, ao comando da PM. Somente hoje, requisitamos três vezes a presença da vigilância e uma vez a da polícia, que apesar de prometer em cinco minutos, levou uma hora e meia pra chegar. A questão em relação à PM é ainda um pouco mais complexa, pois além de diversas vezes alegarem que “ainda estamos no céu se comparados a Curitiba”, a polícia rionegrense possui UMA viatura com menos de meia dúzia de policiais. Se prendem esses indivíduos, são obrigados a soltar logo depois, pela falta de um flagrante. Não é possível realizar policiamento a pé, de bicicleta ou mesmo de carro, pela falta de policiais. Aliás, o carro da polícia quebrou no momento em que se deslocou para verificar a situação hoje durante a tarde. Agora pergunto a todos que estão se incomodando há tempos com essa situação: É ESSE O TRATAMENTO QUE NÓS RIONEGRENSES MERECEMOS? Essa situação vem se arrastando há mais de um ano, e já virou uma verdadeira afronta a nossa inteligência, uma brincadeira de passa-repassa entre Governo e Polícia. Eu me lembro bem de quem recebeu meu voto nas últimas eleições e permanecerei lembrando nos pleitos estaduais e municipais…

Precisamos da ajuda de todos que moram e trabalham no centro da cidade para promover a mobilização da sociedade em prol da seguranç a de todos! É necessário procurar o Ministério Público –a última esperança de que algo realmente seja feito. Peço a quem também se sente incomodado ou sensibilizado por esta situação que se manifeste nos comentários, pois estes vídeos e postagens serão levados a conhecimento do MP, em nossa última esperança de ver essa situação solucionada.

- Publicidade -
9 comentários publicados
  1. zoinho

    aquele cachorro preto eu conheço kkkkkk e um cachorinho de rua conhecido pelo nome de neguinho kkkkk ele esta sempre la na praça do correio de mafra kkkkk se apertar ele ele conta quem furtou as lojas ai kkkkkk

  2. Anne

    Realmente como está não pode continuar, ou desta forma as pessoas de bem terão que deixar Rio Negro, onde nem a polícia nem os representantes do povo cumprem seu papel em prol dos cidadãos.

  3. thiago

    naun tem como, controlar morador de rua, primeiro lugar vivemos em um pais sem lei, hoje qualquer cidadão q roube, de forma naun qualificada no caso um furto, a pessoa só fica detida no dia e aguarda julgamento em liberdade, e acaba q naun vai pra cadeia nem apos o julgamento, naun da também pra desprezar esses seres humanos, estão errados, sim, com certeza mais naun q tenhamos q fazer justiça com as próprias mãos isso nunca, eu acho q naun só rio negro mais o brasil de uma forma geral deveria ser elaboradas leis q tirassem essas pessoa das ruas e que fossem tomadas medidas sócio-educativas, esses caras são doentes abandonados, por seus familiares, cairão e naun se levantaram acharam um caminho mais fácil o das drogas, esses seres humanos precisam de ajuda e quem deve ajudar, o governo, é pra isso q também pagamos impostos, o governo deveria investir em clinicas de recuperação para moradores de rua e naun tirar eles de lá enquanto naun tiverem cidos reabilitados, isso naun acabaria com os nossos problemas mais melhoraria um pouco.

  4. Vinicius C.

    Também já ouvi muito falarem que esses mendigos de nossa cidade nada fazem, tão somente pedem dinheiro ou alimentos, mas nunca confiei em referida informação.
    Fico muito enojado com essa situação, porque temos que andar em nossa cidade precavidos com esses malacos.
    Uma situação que me deixou bastante apreensivo foi em uma noite de quarta-feira, quando sai de meu trabalho e fui ali fazer um lanche, mal tive tempo de sair do carro e ali já estavam três desses indivíduos pedindo dinheiro, e ao eu prontamente falar que só tinha dinheiro contado para meu lanche começaram a esbravejar.
    Realmente, uma imagem que repercutiu muito no facebook faz todo o sentido para minha pessoa. A imagem seria aquela que do lado de Rio Negro a polícia seria igual ao policial dos Simpsons, enquanto a de Mafra seria uma espécie de exército.
    Rio Negro não tem segurança pública…poderíamos combinar uma manifestação nesse sentido, e não ocorrendo resultados, devemos começar a agir por conta própria contra esses maloqueiros que infestam nossa cidade.

  5. Edson

    O cidadão comum tem de se expor, correr o risco e fazer o trabalho de investigação e lastimavel;

  6. Edson

    Na Rua Nicolau Valerio esquina com Ovante do Amaral (centro – Rio Negro) existe uma construção Abandonada onde cerca de 10 individuos andarilhos e alcolatras ficam dormindo e fazendo suas reunioes profissionais, a policia nem passa por ali, o Sr. Ozeas já foi preso 2 vezes em Mafra mas insistem em solta-lo, trata-se de individuo desiqulibrado, caso um dia (que isso não aconteça) dele violentar uma mulher aí quero ver, depois não adianta chamar direitos humanos, ele vai apanhar e muito, neste mesmo mocó o consumo de droga e venda e acentuado, onde está as secretaria de ação social desta cidade, Vereadores COBREM segurança publica, policiais fazem o que podem , mas sem efetivo pouco resultado e alcançado.

  7. Pretinho Basico

    Por diversas vezes presenciei adolescentes entrando e saindo de uma porta no antigo cine Marajá (ao lado da loja India) na rua Capitão João Bley. Certamente vão comprar drogas de algum traficante. A policia passa com frequencia pela rua, mas nada fazem para coibir.
    Rio Negro sempre teve problemas com a segurança, digo falta de segurança.

  8. Mafrense

    Acho que temos que emprestar os policiais de Mafra, pois aqui tem quatro dentro de uma viatura, os policiais novos estão a pé. isso muito bom.
    Mais Rio Negro está abandonado, nem pensar em ir de noite visitar a feira da Lua, os menores estão espalhados pela praça e não vejo Conselho Tutelar atuando, onde será que estão?

  9. Anas

    É algo ruim para cidade. Mas, penso que a criminalidade por aí ainda está pequena, frente aos problemas que poderiam haver, pelo povo Riomafrense não saber escolher os seus representantes. Qdo se candidatarem pessoas com competência e vontade de mudar Riomafra e ainda se o povo eleger este candidato preocupado em fazer as duas cidades evoluírem, dando incentivos e condições para grandes empresas se instalarem, com bons trabalhos e bons salários, aí sim Riomafra se elevará. Riomafra são cidades com ponto estratégico maravilhoso, mas sem grandes empresas, esqueçam. Eu mesma saí daí porque não rolava crescimento. Sabe, o que me deixa mais triste é que Riomafra tem de berço mta gente inteligente, descolada, a fim de progredir. Mas o poder público fecha portas para estas pessoas que vão para outros lugares fazer o crescimento das cidades que estão a fim disto. Ótima filmagem, mas o que vão faer com estes andarilhos? Prender? E lá na prisão o que vão fazer a eles: vao dar estudo, ensinar um curso técnico profissionalizante? Não, né. De lá sírão piores do que entraram, então é so atropelar o problema maior para o futur, prendendo-os. Se não houver mudança na cabeça do povo para colocar políticos com compromisso, não muda jamais. Mas entenda: candidatos tem aos montos, mas precisam se candidatar gte que queira fazer pelo social das cidades. Tristeza! Aí é um lugar tão legal, mas ingfelizmente, não vejo mudança nem para os próximos 50 anos.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.