Papanduva a caminho da sustentabilidade na pecuária leiteira

Publicado por Click Riomafra - 29/04/2015 - 21h43

Por Camila Pereira Croge
Engenheira Agrônoma e Extensionista Rural – Epagri Papanduva

A vocação agrícola de Papanduva para a pecuária leiteira é antiga, visto que as primeiras povoações no local surgiram com o ciclo do tropeirismo, no século XVIII. Entretanto, mesmo sendo uma atividade tradicional no Município, as produtividades alcançadas ainda são baixas.

Isso ocorre devido à adoção de um sistema produtivo incompatível, no qual os custos de produção são muito elevados e há falta de uma alimentação adequada ao rebanho, principalmente nos meses mais frios do ano, quando as pastagens paralisam o crescimento. Com a falta de forragem, a produção de leite cai drasticamente, justamente na época em que o preço do produto é maior. Esse sistema inviabiliza as pequenas e médias propriedades que têm na pecuária leiteira a principal fonte de renda.

Para resolver esse problema, a Epagri vem desenvolvendo em Papanduva um trabalho intensivo de assistência técnica e extensão rural voltado para um sistema mais adequado para a região, ou seja, o sistema de produção de leite a base de pastagens perenes de verão com sobressemeadura de inverno. As pastagens representam a fonte mais econômica para a alimentação dos rebanhos, e a produção a base de pasto, além do menor custo em relação aos sistemas intensivos convencionais, também auxilia na preservação dos recursos renováveis.

Com esse enfoque, além de reuniões e visitas técnicas nas comunidades Papanduvenses, a Epagri realizou em Abril, uma excursão com os “produtores de pasto” do Município. No evento, diversos temas da área produtiva foram discutidos, desde o manejo das pastagens para garantir maiores produtividades até o manejo do rebanho para assegurar um leite de qualidade. Segundo o Extensionista Rural da Epagri de Canoinhas, Giovani Braz, que contribuiu na condução da excursão, o sistema de produção a base de pastagens perenes com sobressemeadura de inverno é a forma de multiplicar renda, fertilidade do solo, bem-estar animal e, ainda, diminuir os custos de produção e a mão de obra.

Mais trabalhos ainda serão desenvolvidos com os agricultores para alcançarmos um sistema que maximize as produções, preserve os recursos naturais e forneça um produto de qualidade aos consumidores. Maiores informações no escritório municipal da Epagri ou pelo telefone (47) 3647-0345.

Produtores das comunidades Palmito, Floresta e Campina Jungles e os Extensionistas Rurais da Epagri de Papanduva e Canoinhas.

Discussão sobre manejo de pastagens perenes na Unidade de Referência Técnica da Epagri em Canoinhas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.