História de Quitandinha terá mais um livro

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 03/06/2012 - 21h37

A Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está editando um livro que trata do resgate histórico da criação do município. Previsto para ser lançada oficialmente em novembro, a estimativa é que a obra reúna aproximadamente 200 páginas.

Para desenvolver este projeto, o qual tem como objetivo resgatar e ampliar os conhecimentos da criação de Quitandinha, o secretário de Educação, Emerson Mitsui Karazawa, selecionou a professora de Letras, Joseli Mordaski, e o professor de Filosofia, Rogério da Silva Rocha, para coordenarem este projeto.

De acordo com Joseli, a ideia deste projeto surgiu no 50º aniversário de emancipação política do município, em 2011, quando professores e alunos pesquisaram nas suas comunidades alguns documentos e fotografias que marcaram a criação da cidade de Quitandinha. “O prefeito Neco Prado, ao ver as exposições, gostou do nosso trabalho pela riqueza das informações e pelo conteúdo. Diante disto, o prefeito pediu para que fosse editado um livro reunindo todas as informações expostas”, explicou ela.

Para a criação do livro, segundo o professor Rogério da Silva Rocha, existe a colaboração dos diretores, professores, alunos da rede municipal de ensino e da comunidade. Além disto, visitas estão sendo realizadas nas localidades a fim de resgatarem datas históricas, as primeiras famílias e os primeiros comerciantes de todas as regiões. “Estamos coletando informações que tem nos surpreendidos”, contou Rocha.

Além destas pesquisas, segundo os professores, também estão servindo de referências para a criação desta obra o Livro Tombo da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Cana Verde, os livros do professor e ex-prefeito de Quitandinha, João Santana Pinto, revistas, edições antigas de jornais, internet, entre outros, os quais têm contribuído para elaboração deste novo acervo de informações do município.

Segundo o secretário de Educação, esta equipe vem desenvolvendo este trabalho há pouco mais de dois meses e tem como prioridade angariar todas as informações e fotos possíveis para esta publicação, com o intuito de despertar a leitura da população. “As pessoas que têm fotos e documentos antigos referentes à história de Quitandinha e que desejam contribuir com este projeto, podem participar levando até a Secretaria de Educação o material que possuem. Os materiais serão escaneados e devolvidos aos proprietários na hora”, concluiu Karasawa.

O primeiro livro a ser escrito sobre a história do município foi ‘Quitandinha – Origens e Formação’, do professor e ex-prefeito João Santana Pinto. Escrito por ele mesmo e publicado em 2007 em parceira com o Governo do Estado, são 110 páginas que trazem histórias dos primórdios do município, como o surgimento do nome da cidade, a formação das comunidades, dados populacionais, religiosos, folclóricos e políticos de Quitandinha, além, é claro, de algumas personalidades, como por exemplo, a do Tenente Eleutério Fernandes de Andrade.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. gabriela siqueira

    ola,
    saudades da minha terra…
    saudades;

  2. ELIANE APARECIDA CARDOSO KOLROSS

    ola , gostaria de saber quando vamos ter esse livro nas mãos, quem acompalhou de perto o trabalho pra escrever, viu que não foi nada facil.
    Entao é merecido nos alunos termos esse livro em nossas mãos.
    BOA NOITE….

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.