
O prefeito de Quitandinha, Neco Prado, recebeu na última semana a visita do secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado, Wilson Bley Lipski. Durante o encontro, o secretário informou o prefeito que vai marcar a data de inauguração da Clínica da Mulher junto com o governador Orlando Pessuti. A data deve ser anunciada já nos próximos dias.
Após o encontro, juntamente com a secretária de saúde de Quitandinha, Jacqueline Ribas da Cruz, Lipski visitou o prédio da clínica que foi construído junto ao complexo de saúde do município. O valor da obra, segundo o secretário, é de R$ 391,8 mil. “No momento, o centro está sendo equipado e logo será aberto para a população”, disse o secretário.
Com área de 256,62 m², o centro faz parte do Pacto Estadual pela Vida, que contribui para a redução da mortalidade materno-infantil no Paraná. No local, será possível fazer consultas médicas de ginecologia, pré-natal e pediatria, planejamento familiar, prevenção ao câncer de colo, de útero e mama, exame de ultrassom para gestante, detecção e vigilância de risco gestacional, exame com cardiotacógrafo, para verificar batimentos cardíacos dos bebês, e raio-x odontológico.
De acordo com Lipski, o centro terá médico ginecologista e obstetra, pediatra, odontólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, técnico em higiene dental, recepcionista e servente. Além disso, haverá equipe alternativa de profissionais, como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e um profissional de educação física.
