SAMU 192 atende 24h em Quitandinha

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 16/11/2012 - 22h15

Desde agosto, quando foi implantado o Sistema de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU 192, no município de Quitandinha, o serviço tem sido prestado com plantão 24 horas para a população.

De acordo com o secretario de Saúde, Daniel Andrade, o SAMU de Quitandinha conta com 10 profissionais por escala, todos treinados e qualificados com cursos de primeiros socorros e com conhecimentos e experiência em atendimentos de emergências clínicas, acidentes e incêndio.

Segundo a enfermeira e coordenadora Técnica SAMU Metropolitano, Lilian Dearo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

Para tanto, segundo ela, o socorro é realizado após chamada gratuita feita para o telefone 192, a qual é atendida por técnicos na Central de Regulação em Curitiba, onde é identificado a emergência e, imediatamente, transferida a ligação para o médico regulador. “Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações. Este médico já fica responsável pela vítima a ser socorrida”, explicou.

De acordo com a enfermeira, durante a ligação o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um Posto de Saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. “Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade”, comentou Lilian.

Um detalhe, porém, é lembrado pela enfermeira. “O SAMU de Quitandinha tem um forte potencial para realizar os atendimentos. Contudo, o mais importante é a ligação para o número 192 ser realizada o mais próximo possível da vítima, pois assim aumenta a qualidade das informações passadas ao médico e auxilia o melhor atendimento a esse paciente”, concluiu ela.

- Publicidade -
4 comentários publicados
  1. Edna Sonia de Figueiredo

    Fui atendida pela a equipe do Samu de Quitandinha em 11/08/2013 as 16;50hs. quando meu carro foi atingido na lateral por outro veiculo e me jogou contra o barranco, sou muito grata por todos da equipe que me socorreu com todo os cuidados, agora estou precisando do relatorio deste atendimento com a maxima da urgencia pois meu seguro exige este documento para ressarcir meu prejuiso, ficarei muito grata se voceis puder enviar para mim atraves do meu email havallonnedna@hotmail.com no aguardo EDNA.

  2. E SILVA

    Quanto o comentário do nosso amigo Paulo, o SAMU já está funcionando, e a ambulância foi adquirida com recursos federais do ministério da saúde.

  3. Paulo

    Samu em Quitandinha ? o que sei é a Samu de Rio Negro que atende ai…..? e que ambulância é esta? nem é da frota do Samu……?

  4. Quitandinha

    Ótimo trabalho. Parabéns pela organização do pessoal.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.