Sanepar inicia ciclo de treinamentos sobre saneamento rural nos municípios da região

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 19/07/2014 - 19h00

A Sanepar, em parceria com os municípios da região, entre eles Campo do Tenente e Quitandinha, iniciou na última quinta-feira (10), no município de Rio Negro, um ciclo de treinamentos e capacitação técnica, social e ambiental dirigido a lideranças comunitárias e a servidores públicos municipais.

Foram repassados noções básicas de mananciais subterrâneos, tratamento da água, diagnóstico e pequenas manutenções elétricas, segurança no trabalho e administração de associações comunitárias.

Os microssistemas de abastecimento de água atendem comunidades rurais, que através de parcerias entre as Prefeituras e Sanepar, são implantados, porém administrados pelas comunidades.

Por meio dessa iniciativa, a Sanepar pretende levar o conhecimento necessário sobre saneamento rural para que as lideranças comunitárias, juntamente com os municípios, façam a gestão do sistema, desde a identificação do manancial de abastecimento até as ligações prediais.

O treinamento objetiva reduzir sensivelmente a dependência das áreas rurais com a Sanepar e prefeituras, despertando na comunidade o espírito de liderança e de autossuficiência no gerenciamento do sistema.

O treinamento em Rio Negro ocorreu nos dias 10 e 11 de julho, reunindo representantes dos municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Quitandinha e Rio Negro. O prefeito de Campo do Tenente Jorge Queje se fez presente no evento.

Ao todo, serão realizados quatro eventos de capacitação para envolver todos os municípios da região metropolitana de Curitiba. Posteriormente, a ideia é também estender a capacitação a todas as regiões do estado.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.