Municípios da RMC debatem melhorias na infraestrutura para criação de Cidades Digitais

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 26/07/2014 - 18h41

Prefeitos, vereadores e técnicos de TI de munícipios que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) reuniram-se nesta quinta-feira (24) para dialogar sobre questões tecnológicas e de infraestrutura para a implantação de cidades digitais. Foi o segundo encontro da Rede Regional de Cidades Digitais da RMC, uma iniciativa da Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e apoio do Conselho de Arquitetura do Paraná (CA). O evento foi realizado no auditório do Mercado Municipal de Curitiba, a partir das 14 horas, com a presença do secretário de Informação e Tecnologia (SIT) de Curitiba e representante do prefeito Gustavo Fruet, engenheiro Paulo Roberto Miranda, e do presidente da Assomec e prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.

O tema deste encontro integra a agenda elaborada pelos próprios gestores públicos da RMC. Serão abordados, por exemplo, temas como compras e locação de equipamentos de informática, modelos de licitações, Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), além das discussões em torno da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na gestão pública. “A ideia é realizar um planejamento integrado para beneficiar toda a região metropolitana”, ressalta o presidente da Assomec. Na opinião dele, o envolvimento das Prefeituras na iniciativa serve para atrair a atenção dos governos estadual e federal sobre a necessidade de investimentos para modernização da gestão pública na região.

Os diálogos foram conduzidos por técnicos da SIT, da Prefeitura de Pinhais e da Prefeitura de Nova Aurora. Além da Infraestrutura, a Rede de Cidades da RMC tratou, ainda em 2014, de temas como o acesso, o planejamento e a cultura digital, seguindo definições dos próprios integrantes desta rede – que foi criada como desdobramento do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido, em dezembro de 2013, pela Rede Cidade Digital. . “No ano passado surgiu a demanda de focarmos mais nas regiões, para possibilitar que os gestores públicos, assim como fazem com temas como saúde, educação e segurança pública, possam também, dentro de suas realidades e necessidades, buscar soluções na área de tecnologia”, explica Marinho.

A Rede RMC passa a contar, também, com um espaço virtual para publicação de notícias e troca de informações, que servirá, conforme Marinho, como um fórum virtual para a troca de experiências entre os gestores públicos. O endereço é http://regionais.redecidadedigital.com.br.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.