Quitandinhenses no Projeto Agrinho 2014

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 23/08/2014 - 21h36

Aconteceu no Colégio Estadual Eleutério Fernandes de Andrade, no município de Quitandinha, o seminário final de apresentação do projeto Agrinho 2014. Neste ano, a responsável pelo projeto Janete Cristiana Ziomek trabalha com o tema ‘Herança Cultural da cidade ao Meio Rural – danças, costumes e tradições’.

Durante o seminário, alunos dos 9º anos do ensino fundamental, com colaboração dos estudantes dos 2º anos do ensino médio, realizaram apresentações sobre as danças folclóricas paranaenses e suas influências étnicas, como também uma exposição com os trajes, comidas e brinquedos culturais.

De acordo com Janete, buscando resgatar a cultura dos antepassados, também foi elaborado um questionário direcionado para pessoas com mais de 38 anos, sobre danças, costumes e tradições antigas.

Além de trabalhos com a Revista Agrinho, os questionários, a exposição dos trabalhos, entre outros, os estudantes também participaram de uma visitação na Casa da Braspol, em Campo do Tenente, ao Portal de Contenda, a Capela de São Benedito, na cidade da Lapa, onde também conheceram a influência da congada naquele município.

O Agrinho é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR, em parceria com a municipalidade de Quitandinha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O Programa é desenvolvido com crianças do ensino fundamental da rede pública, por meio de atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social.

Os melhores trabalhos de alunos e professores são premiados em uma cerimônia realizada em Curitiba todos os anos. As categorias em disputa são os de redação, desenho, desenho especial, experiência pedagógica, escola Agrinho e município Agrinho.

A professora Janete, por exemplo, já conquistou o segundo lugar do Programa Agrinho 2012. Naquela ocasião, ela recebeu como prêmio um Fiat Pálio 0km.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.