APAE promove Semana do Excepcional

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 29/08/2014 - 22h39

A Escola Alice Santana Pinto – APAE de Quitandinha está desenvolvendo o projeto da Semana Nacional das Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano, o tema trabalhado é “Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”. As atividades tiveram início na quinta-feira (21), e encerram nesta sexta (29).

De acordo com a diretora da APAE, Aparecida de Fátima Machado Gonzaga, a Cida, várias atividades foram programadas para celebração da Semana do Excepcional em Quitandinha. No primeiro dia, a instituição promoveu uma passeata pela cidade, quando aconteceu a divulgação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Na sexta (22), aconteceu uma gincana entre os alunos. A Semana do Excepcional ainda foi reforçada no sábado (23), com a divulgação da programação da Rádio Comunitária.

No domingo (24), a programação prosseguiu com a missa em ação de graças pela passagem da semana, enquanto que na segunda-feira (25), aconteceu a sessão cinema na escola. Na terça (26), as atividades estavam concentradas no Salão Paroquial, onde aconteceram apresentações artísticas e culturais, além de um almoço festivo.

Ainda neste dia, a direção da instituição ainda comemorou os 19 anos de fundação da APAE de Quitandinha, como também os 15 anos de funcionamento da escola no município. Um resgate histórico foi apresentado pelos alunos da instituição.

Pessoas que contribuíram com a evolução da Escola Alice Santana Pinto também foram homenageadas neste dia. Receberam o certificado de Cidadão Benemérito pela causa apaeana o ex-prefeito de Quitandinha e secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Curitiba, Neco Prado, o secretário de Educação do município Emerson Mitsui Karasawa, além de Tia Leninha, Tadeu Taborda, Bruno Machoski, Carlito Faot e Luciana Mara Mendes Cordeiro.

Na última quarta-feira (27), a programação da Semana do Excepcional continuou com a divulgação nas escolas da rede regular de ensino, onde realizaram a palestra sobre ‘Prevenção da Excepcionalidade’. Neste dia ainda aconteceu à confraternização com a APAE do Campo Tenente.

Ainda em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foi realizado na quinta (28), o baile e também a reunião do conselho da área metropolitana sul e norte. Nesta sexta-feira (29), acontece o tradicional pedágio.

PROGRAMAÇÃO

Outras atividades ainda estão sendo preparada pela Escola Alice Santana Pinto – APAE de Quitandinha. No dia 21 de setembro acontece o show de prêmios no salão paroquial, enquanto que no dia 30 de novembro será realizado o Sarau de Debutantes com apresentação da banda Assinitas, de Ponta Grosa. Antes, porém, a direção da instituição inaugura a quadra de Golfe Sete

SEMANA

Desde sua instituição, em 1964, a semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.