Quitandinha terá o PROERD no 2º semestre

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 18/04/2015 - 00h42

Membros do Conselho de Segurança de Quitandinha, o CONSEG, realizaram na última semana a 86ª reunião do órgão. O encontro aconteceu no Cetequi e foi coordenada pela presidente do órgão Inês Rodrigues.

Nesta oportunidade diversos temas relacionados à Segurança Pública foram debatidos no local, que contou com a participação de autoridades do município e região, além da população em geral. Entre as autoridades presentes estavam o comandante do destacamento da Polícia Militar de Quitandinha, sargento Rudinilson Witt, o delegado da Polícia Civil, Sérgio Luís, como também os vereadores Carlos Edmilson de Moura e Paulo dos Anjos Pereira.

Entre os assuntos abordados, foi à apreensão de 71 extintores de incêndio que estavam sendo vendidos sem nota fiscal no município. Além disto, outro tema citado foi quanto ao golpe de venda de drogas a domicílio.

Durante o encontro, o sargento Rudinilson Witt informou aos presentes sobre a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD. Segundo ele, o programa deve ser implantado nas escolas do município a partir do segundo semestre deste ano.

O PROERD integra as ações das políticas públicas que o estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

Mantido pela Secretaria da Segurança, através da Polícia Militar, o PROERD ensina alunos de quartas e sextas séries do ensino fundamental a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do programa. As aulas são ministradas por PMs fardados, durante um semestre letivo. Mais de 749 mil alunos em escolas públicas e particulares já foram formados pelo curso que antecipa a PM à ação dos traficantes e à própria instalação da violência nas escolas.

O PROERD é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E. Em cada país onde é implantado sofre alterações para adaptação à realidade local. Atualmente, o Proerd está presente em 58 países, e já atingiu nos cinco continentes, aproximadamente 40 milhões de crianças. O programa é pautado pela atividade educativa de prevenção primária ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.