Alunos de Quitandinha participam de projeto de Alimentação Saudável

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 22/08/2015 - 11h37

Com o objetivo de manter uma alimentação saudável, estudantes do 1º ano C da Escola Municipal padre Antônio, no município de Quitandinha, participaram nos últimos dias de diversas atividades que visaram à importância de manterem este hábito desde a infância.

Para tanto, os estudantes desenvolvem o projeto Alimentação Saudável, onde participam de atividades na escola e também de palestra com a nutricionista Anatolli Brusamolin. Além de receberem mudas de verduras para plantarem em suas hortas, os alunos ainda prepararam salada de frutas na sala de aula.

Outra etapa deste projeto foi uma visita à propriedade dos agricultores Vítio José Kolachinski e Otília Ziomek, que fica na localidade do Pavão. Acompanhados da nutricionista e da professora Mônica Wojcikievicz Kuzeratski, os alunos vivenciaram várias situações sobre irrigação, plantio, cultivo e colheita de hortaliças convencionais e orgânicas. Ainda nesta oportunidade, os estudantes também receberam explicações e demonstração dos agricultores sobre o preparo do solo, plantio, cuidados e colheita das hortaliças.

Além de experimentarem as verduras, os alunos que participam do projeto ainda receberam mudas de morango para serem plantadas em suas residências. “Agradecemos todos que participam deste projeto, e também aos agricultores pela acolhida e pelas explicaçõesâ€, comunicou as organizadoras do projeto.

VISITA

Também na mesma visita, estiveram presentes 22 alunos do 4º ano da Escola Municipal padre Antônio, de Quitandinha, que dentro deste projeto estão atuando na utilização saudável, consciente e sustentável dos alimentos. O projeto expande ainda no pensando na produção, manuseio, reaproveitamento e desperdícios relacionados com nossos hábitos alimentares e de consumo. Orientados pela professora Rosa Maria Nossol Ribas, a atividade busca ainda analisar as atitudes dos alunos em casa e na escola através de observação e auto análise.

Durante a visita supervisionada à propriedade da agricultora Otília Ziomeck, que participa do Programa Agricultura Familiar, o PAA, os alunos analisaram como são produzidos os alimentos e, principalmente, se no manuseio dos mesmos existia desperdício. Os estudantes identificaram nesta ocasião que há pouco desperdício quando a agricultora mostrou que há um processo de seleção, onde muito pouco não é aproveitado devido às técnicas de plantio e manuseio que utilizam. A agricultora Otília Ziomeck integra o projeto no município.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.