Quitandinha irá priorizar ações voltadas para a agricultura familiar

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 09/10/2011 - 19h09

O secretário de agricultura e meio ambiente, Gerson Rogoski, esteve reunido recentemente com o representante da Emater local, Orlando Assis, e o representante da Emater Regional, José Américo Riguetto, para discutir a planejamento estratégico para o ano de 2012. O encontro aconteceu no Salão Multiuso da secretaria de agricultura.

Gerson Rogoski salientou que a meta é priorizar os projetos voltados para a agricultura familiar e os pequenos agricultores, tais como associações e cooperativas, bem como a comercialização de produtos obtidos mediante práticas de manejo e cultivo de plantas, de criação de animais, de produção e utilização de insumos, de processamento e de distribuição que observem os princípios da agroecologia e os valores socieconômicos e culturais dos agricultores familiares, de modo a assegurar a diversificação da produção, a conservação e a utilização sustentável dos recursos naturais e materiais.

“Cerca de 84% de toda a população da cidade de Quitandinha, reside nas comunidades rurais, e quase 100% desses pertencem a agricultura familiar. Por isso, estamos optando em dar total prioridade para os projetos que beneficiem esta classe visando o desenvolvimento sustentável e a diversificação da produção”, explica.

O técnico agrícola da secretária de agricultura e meio ambiente, Marquinhos “da Carpa”, exemplifica alguns projetos voltados para a agricultura familiar como o Pronaf para custeio de investimentos, e o projeto municipal do Calcário, que já está beneficiando vários agricultores de Quitandinha.

“Através de uma parceria com o Governo do Estado, vamos fortalecer ainda mais nosso projeto municipal do Calcário, que foi desenvolvido através de uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Emarter de Quitandinha. Além disso, vamos trazer outros projetos bastante interessantes para a agricultura familiar como tecnologias de cultivo e manejo, entre outros”, destaca Marcos.

O prefeito Neco Prado sempre dedicou bastante atenção as questões relacionadas a agricultura, além disso, o chefe do Poder Executivo também está brigando pelos interesses dos agricultores locais, como foi o caso da restrição da tarifa rural aos produtores de tabaco, que foi discutida recentemente com o prefeito e o superintendente regional da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), Sidnei Garsteka, no mês anterior.

“Não vamos medir esforços para defender os interesses de nossos agricultores e desenvolver projetos e ações voltados para a agricultura familiar. Já estamos brigando para que os produtores de tabaco disponham de tarifas diferenciadas na conta de luz e vamos buscar cada vez mais benefícios para esta classe junto de nossos representantes na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados em Brasília”, finalizou Neco Prado.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. marcos aurélio soares fragoso

    Boa tarde gostaria de saber quando vai ter curso de hidroponia pois gostaria de plantar morango hidroponicos

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.