Gestante reclama que mesmo sem condições teria sido induzida a fazer parto normal

Publicado por Gazeta de Riomafra - 27/02/2013 - 12h01

O sonho de ver um filho vindo ao mundo, foi motivo de desgaste e transtornos para a munícipe Ana Cláudia Ferreira, de Rio Negro, recentemente.

Ela foi internada na Maternidade junto ao Hospital Bom Jesus, em Rio Negro e, apresentando 41,5 semanas de gestação – tendo passado o prazo para o nascimento da criança, não apresentava nenhuma alteração ou demonstração de que poderia haver um parto normal..

Mesmo assim, conta ela que não sentindo contração alguma, o médico (cujo nome não vamos divulgar porque não o encontramos para ouvir sua versão), negava-se a fazer uma cesárea, querendo induzir a mesma ao parto normal, através de medicamentos. “O caso foi tão estressante que meu marido chegou a discutir com médico, que então registrou queixa contra meu marido na Delegaciaâ€, diz Ana Cláudia, relatando que posterior a isso, o diretor então teria determinado que o médico fizesse a cesárea.

No entanto, segundo a paciente, bravos com a situação, nem o médico ou a Maternidade autorizaram o marido a assistir o procedimento.

Relata ainda Ana Cláudia, que a criança nasceu com 4,2 KG, uma menina forte e saudável, mas o médico não prestou informações se ela estava sentada ou não e, posteriormente, a equipe deixou de verificar sua pressão arterial e os batimentos cardíacos da criança.

Indagada por nossa reportagem, Ana Cláudia considerou o atendimento da Maternidade do Hospital Bom Jesus como razoável, mas afirmando acreditar que os profissionais que lá atuam são despreparados, até por não ficarem acompanhando a mesma e sua filha após o parto. Quanto ao médico, preferiu nem tecer maiores comentários.

Dados sobre consequências do uso de medicamentos para indução ao parto normal

Dados científicos apontam que Hormônios sintéticos (utilizados para induzir e/ou acelerar o trabalho de parto), podem interferir na rede hormonal e interromper o encadeamento fisiológico e a sequência do parto. Hormônios sintéticos causam efeitos físicos em determinada parte do corpo, mas não atuam no comportamento como os hormônios produzidos pelo próprio cérebro, além de possuírem uma ação isolada, não sendo regulados de acordo com o que está acontecendo no resto do corpo da mãe e do bebê.

Quando é ministrada ocitocina sintética a uma mulher durante o trabalho de parto, o número de receptores de ocitocina no útero é reduzido pelo corpo para prevenir uma estimulação em excesso. Isso significa que a mulher tem maiores riscos de hemorragia pós-parto, pois sua própria liberação de ocitocina, crítica nesse momento para contrair o útero e prevenir a hemorragia, será inútil devido ao baixo número de receptores.

A ocitocina materna atravessa a placenta e entra no cérebro do bebê durante o trabalho, agindo para proteger as células cerebrais fetais “desligando-as†(o cérebro do recém-nascido é bem mais resistente à ausência de oxigênio quando seus neurônios estão adormecidos graças ao hormônio materno) e diminuindo o consumo de oxigênio em um momento em que os níveis de O2 disponíveis para o feto são naturalmente baixos. Portanto, o hormônio materno prepara o feto para o parto, aumentando a resistência dos tecidos à falta de oxigênio e ao trauma do nascimento. A ocitocina sintética, porém, não tem a capacidade de atravessar a parede placentária, e não atingirá o organismo do bebê. Esse fato deverá trazer algumas consequências adversas para o recém-nascido já que o consumo de oxigênio em seu cérebro não irá diminuir.

O interesse pela pesquisa deve-se ao grande número de partos que atualmente são induzidos por hormônios sintéticos, às vezes sem o conhecimento da gestante e isso poderá causar várias reações adversas para o bebê no momento ou após o parto.

Aplicar ocitocina na veia é a ultima alternativa e mesmo depois de várias horas aplicando essa medicação na veia de Ana Cláudia, o médico se recusava a fazer a cesárea, alegando que poderia ficar mais 24h tentando a indução com ocitocina, mesmo a paciente não tendo resultados positivos em relação a indução do parto.

- Publicidade -
21 comentários publicados
  1. Anonimo

    A incompetência é dos MÉDICOS e não da maternidade, pois agora as pessoas tem q tirar dinheiro da onde n tem p poder ter um atendimento bom, pq os médicos de hj em dia estão cada vez piores, se uma mulher gravida de gêmeos por exemplo que nao tem dinheiro e depende do SUS será uma gravidez de uns 10 meses, pq enquanto n sentir dores de parto esses fdp nao tiram, e os médicos, se der dinheiro p esse incompetentes ai claro, dão o melhor atendimento, isso é um absurdo, não deveria ter essa desigualdade, pois eles veem q a mãe esta sofrendo e ainda sim dizer ” ha mais uma semana” e por assim vai ;@

    E AINDA TEM GENTE Q DEFENDE ESSES @#$% !

  2. Rubia

    Olá!!
    Fiquem felizes… reclamaram… reclamaram e ganharam…. simplismente a Maternidade de Rio Negro desde de a tarde de ontem está FECHADA…. Agora se vc mãe estiver em trabalho de parto, com dores, ou algum problema com seu filho, qro ver onde vc vai?? Campo Largo??? Longe não é?!
    Povo Rionegrense no fim de semana nao tivemos médico no PA sabiam?? Muitos tenho certeza reclamaram, mas vcs sabiam que o salario deles esta atrazado??E quais as condições em que eles trabalham??
    Nao basta olha somente o umbigo de vcs, o Sus tem problemas, tem e muitos, mas um plano de saude basico sai caro, pesa no bolso nao é, ébem costume de brasileiro mesquinho reclamar, sem ver a qm e o q, agora qro ver o POVO que recalama todos os dia da saude em RN fazer alguma coisa pro PA e o hospital não fechar tbm, ah e nao podemos nos esquecer dos empresarios da cidade, e princ. as empresas de fora q se instalam aqui VAMOS AJUDAR, VAMOS NOS UNIR AO INVES DE SO RECLAMAR???

  3. iara uhlig

    eu tenho pressão alta meu bebê estava com cordão umbilical enrolado no pescoço…e em MAFRA QUERIA POR TODA LEI QUE EU TIVESSE PARTO NORMAL! tive que emprestar dinheiro e até hj estou pagando pra fazer uma cesareana!! acho um absurdo tudo isso que vem acontecendo e um descazo com a vida desses bebes!!!

  4. Anonimo

    é.. aconteceu algo parecido com uma prima minha, ela estava gravida de gêmeas, e o tal médico n queria fazer cesária, pq dizia ele q elas iam precisar de UTI e que era muito cedo p tirar, e isso de 37 semanas e meia, até em uma consulta o TAL medico falou que pagando 4.000 ele tirava as gemeas no mesmo dia, ou se não, ela teria que esperar as bb se manifestar, pq ele n ia tirar.. ou melhor ” pq ele queria dinheiro” entao, minha prima recorreu a um outro medico, um ótimo médico, cujo disse q ele fez a cesária das gemeas mais grandes da vida dele, uma nasceu com 2,700 kg e a outra 2,900, agora me pergunto, elas ainda nasceram prematuras?? É sacanagem, tva passando do tempo ja, isso é uma vergonha ! As bb nasceram enormes, era difícil acreditar q estava as duas na barriga da minha prima!

  5. franciele

    Todos julgam,falam,mas ninguem sabe o que realmente acontece.Para começar um medico não é obrigado a deixar o pai assistir o parto e depois todos os pacientes são muito bem atendidos,muito bem tratados,a limpeza é feita corretamente e a comida é uma delicia esse povo reclama tanto mas corre pra la quando precisa po vamos começar a enxergar o lado bom das coisas porque julgar é facil mas saber o que realmente levou eles a essa atitude ninguem quer saber.

    • anonima

      agora c tem mau atendimento é culpa d quem reclama… pelo amor … c estão sem pagamento não é culpa da população… pq nós pagamos nossos impostos da mesma forma… agora vc prefere um mau atendimento do q lutar por um melhor… c fechou a unidade… pq realmente não tinha condições de cuidar dos pacientes… portanto queria ver c fosse atendida com a má vontade deles e c houvesse uma fatalidade.. será q vc pensaria dessa forma…
      OBS: só c vc for uns dos médicos dessa unidade

  6. Marcos

    A medicina deixou de ser vocação e virou negócio, as pessoas fazem medicina por status e por dinheiro e esquecem da grandiosidade que é a manutenção da vida.

    Lamento por tudo isso, pois mesmo eu tendo plano de saúde, o imposto que pago nos dá direito de eu e você quando precisar, ter um atendimento no mínimo digno.

    Se eu fosse promotor nessa cidade, muita coisa já teria mudado, porém parece que a justiça por aqui se preocupa mais com a parte política (brigas partidárias) do que exatamente com o bem estar da sociedade.

    • alguem

      Bem isso mesmo, medicina aqui em mafra é só dinheiro, tenho plano de saúde e a lei não esta sendo cumprida, tentei marcar uma consulta e só tem pra final de abril, cada a lei que diz 7 dias pra agendar, precisamos entrar no ministerio público pra rever essa situação.

  7. MORADOR DE ROSEIRA RN

    NÃO ENTENDO NADA DE PARTOS!!!!

    KKKKKKKKK

  8. Josi

    Estranho que o atendimento tenha sido dessa forma ,pois fiz meu parto lá e adorei o atendimento dos médicos e enfermeiras foi tudo impecável…deve ter mudado muito de 2 anos pra cá !!!!

  9. DURLEI

    A NOSSA SITUAÇÃO ESTA COMPLICADA ESTES TEMPOS ESTAVA ESPERANDO ATENDIMENTO NO SUS QUANDO DERREPENDE CVEHGOU UM SRª. QUERIA TIRAR OS PONTOS QUE ESTAVA MAS UMA DETERMINADA ENFERMEIRA SE RECUSOU DEVIDO O MÉDICO QUE TERIA FEITOS OS PONTOS ESTAVA EM OUTRA CIDADE ,E AINDA QUERENDO QUE A SENHORA ENTRASSE COM UMA AÇÃO CONTRA O MÉDICO DEIVOD ELE DEIXAR ELE COM OS PONTOS NO BRAÇO. A SRª CHORAVA DEVIDO A DETERMINDA ENFERMEIRA NÃO QUERER ATENDER ELA, CONTINUA UMA VERGONHA AINDA NOSSA SAUDE.

  10. Any

    O problema é que o SUS praticamente obriga as maternidades a fazer partos normais para repassarem verbas e os médicos e profissionais se sentem pressionados com a situação. Tem acontecido um número cada vez maior de mães cujos filhos nascem com complicações devida a indução ser alta demais. Muitas vezes os médicos fazem a mulher sofrer e sofrer e sofrer para então se ligarem e fazerem a cesariana. É lastimavel…

    • anonima

      acredito q seja isso mesmo.. em 2005 tive meu parto induzido pois tive q trocar d hospital.. pq era d risco porém chegando lá em nenhum momento o médico cogitou em ser Cesária… acredito q foi pelo custo até a agulha q colocaram para eu tomar o soro era pequena para medicação e as luvas eram d plástico descartáveis… portanto mesmo tento meu primeiro Cesária não deram atenção.. fiquei 15horas em trabalho d parto sendo q cons6ava pelo outro hospital q era d risco.. chegou a vir outro médico e falar q iria fazer Cesária mais o idiota do primeiro não deixou… enfim graças a Deus q minha filha conseguiu sobreviver não são todas q tem essa sorte …

  11. lilo

    Temos que dar graças q ainda tem um medico q estava a disposição da familia para realizar esse parto, porque sabemos muito bem q o hospital e maternidade de Rio negro não anda nada bem, e nem salarios os medicos tem desde janeiro como diz a ultima reportagem.E creio tambem que os profissionais que la atuam estao preparados sim, pois muitos ja fazem isso à mais de 20 anos! Acho que se toda vez que aconteçer algo lá e as pessoas só reclamarem sempre continuara na mesma. Vamos pensar quantos ja nao nasceram naquela maternidade, e nem por isso elogiaram oque foi feito. Bom vamos esperar para que pessoas que colocamos no poder de nossa cidade faça algo a respeito, temos até um médico la, esperamos que pelo menos a saude mude, ou na eleição seguinte será a mesma coisa e o povo concerteza caira nas promessas!!

  12. Rita

    Um Bebê com tamanho na média realmente pode nascer de 42 semanas, porém um bebê de 4 quilos é bem difícil! Só lembrando que cada caso é único, se um remédio é bom pra mim não quer dizer que tenha o mesmo efeito em você!
    Sabe-se de historias horríveis de um certo Obstetra de Rio Negro, mas como é SUS é o que se tem para hj!
    Isso deveria mudar!!!
    Felizmente elas estão bem!

  13. Juciane

    Olha o casal fez o certo em ter indo a delegacia e denunciar se eu tivesse feito a mesma coisa talvez meu filho não estava como está hoje com paralisia cerebral e convulsões… pela demora de fazer o parto estava de 38 semanas e estava com muitas contrações e até a pressão subiu e o médico não queria fazer a cesaria… só se preocupou em pegar o dinheiro da laqueadura antes de tudo era quase perto do almoço que fez de qualquer jeito cicatriz péssima… e o dr. pediatra que nem ali estava na demora meu bb nasceu roxinho precisou de oxigênio quem diz que colocaram mandaram para o quarto comigo eu anestesiada sem ninguém para ajudar banho no bb só foram dar quase 18hrs da tarde além disso ele não conseguia sugar eu por causa das 2 anestesia que me deram o leite não saia… as estagiarias do hospital de mafra falavam o bb pode ficar até 70 hrs sem se alimentar e não davam nada no dia seguinte ele desmaiou foram medir a glicose ele estava com hipoglicemia e o pediatra não queria dar glicose até deu uma briga feia com uma outra dr. pediatra lá até que colocaram ele na glicose mais era tarde demais pela falta de açúcar lesionou o cérebro dele que foi parar na uti por 3 meses… e outros varios dias internados nos hospitais que ficou com graves sequelas… culpa de quem? do médico? dos pais que vão ter que cuidar dele como se ele fosse um bb para sempre sem falar, andar, brincar sem interagir… então não importa… se o bb quer nascer e não tem como ser parto normal faz cesária…pra que fazer drama querendo que um bb de tantos quilos passe sem ter dilatação, não cola este negocio que os médicos lá falam por onde entrou tem que sair não são todas as mulheres que podem ter filho com parto normal eu não tive dilatação mais tive as dores e sagramento e sem liquido na bolsa isso já é sinal de que está na hra, quantos bbs que eles tentam fazer passar e não passa correm fazer a cesária… no dia em que eu estava na maternidade arrancaram a cabecinha de um bb eu fiquei traumatizada até hoje com isso… da minha primeira filha aconteceu mesma coisa fui umas 3 vezes com sagramento e contrações até que viram que o coração dela não estava batendo e mandaram preparar a cesária rápida ainda bem e depois que ela nasceu eles colocaram ela no oxigênio e ela está bem graças a DEUS só meu anjinho que está molinho sem forças mais eu cuido dele com muito amor e carinho e digo… é dificil… mais lutem se vcs acham que está na hra e o bb quer nascer o filho é de vcs e é vcs que vão cuidar dele depois, não é o médico e ninguém vai te ajuda se isso acontecer como aconteceu comigo ninguém vai te dar dinheiro ou botar comida na sua mesa nem comprar fraldas ou leite remédios entre outras coisas… vc para a sua vida não tem como trabalhar pois filhos especiais dependem de vc 24 hrs por dia só quem tem sabe como existe preconceito, e o jeito que as pessoas te olham seja onde vc for com eles até numa igreja ficam todos te olhando e se olhando, não sei se é pena ou sei lá… é assim que será eu passo por isso fico triste que seja desse jeito… mais é isso procure os direito de vcs reclamem denuncie eu não tive a mesma sorte do casal mais outras pessoas pode ter… Claudia e familia que Deus abençoe vcs tudo de bom

  14. Ange

    “4,2KG”GENTE,OLHA O TAMANHO DO BEBÊ,AINDA VEM UMA DIZER QUE DA PRA ESPERAR TER UM PARTO NORMAL,PARA QUE???PARA O BEBÊ FICAR PRESO NA PASSAGEM?SE TOCA,SE COM VC DEU CERTO QUE SEU BEBE PROVAVELMENTE DEVE TER NASCIDO BEEEEEEEEEEEEEM GRANDE TBM POIS SE VC SE COMPARA COM A ANA CLAUDIA SEU CASO FOI IGUAL OU VAI ME DIZER QUE SUA FILHA TEVE TAMANHO NORMAL,PORQUE UM BEBE DE MAIS DE 4 KG PASSAR PELA VAGINA E UM BEBE DE 2 A 3 KG É BEM DIFERENTE!

  15. Paula

    É facil falar qdo nao é com a gente,tem ALGUNS, não são todos, medicos que não deveriam exercer a medicina,ja que não se preocupam com o bem da paciente e principalmente do bebe,e infelizmente é nas duas cidades. A maternidade de Mafra é muito boa,o banco de leite tbm, mas tem alguns profissionais que sinceramente não sei o que estão fazendo lá,não deveriam nem cuidar de animais,ja que os bichinhos tbm são filhos de Deus,estão somente manchando o nome da maternidade
    Eu apoio totalmente esse casal,talvez se não tivessem ido até a delegacia,sabe se lá se a bebe estaria bem hoje,e cada caso é um caso.

    • mafrense

      Tbm apoio esse casal, e graças á Deus que esta tudo bem com as duas e realmente na maternidade de mafra tem um pessoal otimo pra atender…mas em alguns turnos deixa a desejar.

  16. Nanda

    Ta, eu até concordo que a indução ao parto é mais complicada, MAS… Os bebês tem até a 42ª semana para virem sem complicações, fortes e saudaveis, ela não poderia esperar mais uns dias, já que estava de 41,5 semanas, para ter normal?? Me admira terem internado ela.
    Aqui em Mafra, eu só fui internada qdo a bolsa já tinha estourado. A minha estava programada para vim num dia, de 40 semanas e uns dias, veio uma semana depois, de parto normal. E se, caso fosse necessário, só faria a cesárea na semana seguinte, pois esperaria até completar 42 semanas, pra dai pensar na cesárea. Se ela e a bebê não tinham complicações, porque não esperar??? Aff…
    Ontem mesmo no programa da Fatima Bernardes, se falava de mães com 44, 45, que tiveram seus filhos com 40, 41, de 42 semanas!! Detalhe, elas estavam com 40 anos onde a situação é bem mais complicada.
    Att.

    • Lyliana

      Minha filha nasceu com 42 semanas, e eu passei pelo mesmo caso da Ana Claudia, eu não tinha dores para o parto, minha filha foi até o ultimo dia previsto pela médica, graças a Deus fui bem atendida na maternidade dona catarina kuss, não tenho do que reclamar, eles induziram meu parto o dia todo para normal, pois mesmo sem dor eu tinha dilatação, e eu queria parto normal, a noite ela nasceu de parto normal mas tivemos complicações pq ela estava com duas voltar do cordão, teve que ir direto para a UTI, eu acho que nas duas maternidades devia ser feito um ultrasom com a gestante chega na maternidade, pra saber se esta tudo bem com a criança se ela está encaixada e tudo mais, para depois ficarem induzindo ao parto normal, deixando claro sou a favor do parto normal, acho que é o melhor pra criança, mas como no meu caso graças a Deus minha filha está bem, mas ela poderia ter morrido de nascer de parto normal, pois a sufocou mais. Acho que o casal pensou na segurança de seu filho, o que todo pai pensa.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.