Mafra recebe coletânea de livros sobre as florestas do estado

Publicado por Gazeta de Riomafra - 06/12/2013 - 00h00

O município de Mafra recebeu do projeto Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina (IFFSC), gratuitamente, uma coletânea composta por cinco livros (Diversidade e Conservação dos Remanescentes Florestais, Floresta Estacional Decidual, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Densa, Epífitos Vasculares da Floresta Ombrófila Densa).

Conquista

A conquista desses volumes foi fruto da pesquisa do engenheiro florestal Edgard Alfredo Bredow, que buscava informações sobre a vegetação do estado de Santa Catarina, bem como dos biomas de cada região. “Já utilizava o site da FURB (Universidade Regional de Blumenau) para obter informações, quando encontrei o site do projeto Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina. Achei interessante, pois além da disponibilidade em meio digital para download, este importante trabalho estaria disponível, numa coleção de cinco volumes”, contou o engenheiro.

Em seguida, ele entrou em contato com o coordenador do projeto, professor doutor Alexander C. Vibrans, solicitando estes volumes para integrar biblioteca da Secretaria de Meio Ambiente. “A solicitação foi atendida e semanas depois, sem nenhum custo, recebemos a coleção. Um importante trabalho técnico florestal que traz todas as informações sobre os vários tipos de vegetação que compõem o estado, deste o litoral, passando pelas áreas de campo até o oeste”, explicou Bredow.

IFFSC

O Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) tem como objetivo gerar uma sólida base de dados para fundamentar políticas públicas que visem a efetiva proteção das florestas nativas mediante a adoção de medidas de conservação, recuperação e utilização dos recursos florestais, além de um planejamento territorial adequado. O inventário foi realizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) no período entre 2007 e 2011.

Fonte: www.iff.sc.gov.br

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.