Escorpiões preocupam moradores da Restinga

Publicado por Gazeta de Riomafra - 24/12/2013 - 22h15

O crescente aparecimento de escorpiões vem preocupando principalmente os moradores do bairro Restinga em Mafra.  Segundo Jairo Silva Leal, morador da região, só no ultimo mês ele já capturou cerca de 10 escorpiões, um número muito maior do que o divulgado pela Vigilância Sanitária em matéria publicada em vários jornais da cidade no último dia 17 de dezembro.

Jairo explicou que quatro escorpiões já estão mortos, outros quatro ainda estão vivos em um aquário: “estou esperando até hoje a vigilância sanitária, para vir retirá-losâ€- disse. Jairo contou que na semana passada por volta das 23h30min seu filho avistou um escorpião dentro da sala de sua residência: “ficamos assustados, fizemos uma vistoria na casa toda, levantamos sofá e camas para ver se encontra mais algum, porém não encontramos, quando meu filho foi ao banheiro de madruga se deparou com mais um escorpião, o que nos deixou muito preocupados†– reclamou.

Jairo contou que já perdeu um gato e um cachorro, o que o preocupou muito, já que recentemente a família adotou um filhote de Labrador: “eu não posso afirmar cem por cento que o meu gato e o meu cachorro morreram por picada de escorpião, mas o que eu sei é que o veneno desse escorpião ataca o rim das pessoas, e tanto o meu gato quanto o meu cachorro ficaram mau e não conseguiram mais urinar, eles morreram por complicações renais†– disse.

Jairo ainda ressaltou que uma das causas para o aparecimento de escorpiões seria o fato de que próximo a sua residência existe um terreno baldio, onde os moradores do bairro costumam jogar lixo: “o pessoal sabe que o caminhão do lixo passa nas terças e quintas-feiras, mas sexta tem lixo para ser recolhido, isso quando não jogam no terreno atrás da escola†– denunciou. Jairo alega que esse terreno só é limpo pela Prefeitura quando tem festa na igreja, ou seja, apenas duas vezes por ano.

A infestação de escorpiões nessa época do ano é normal, já que é no verão que esses animais se reproduzem. A chegada do calor e as típicas chuvas de verão tendem a aumentar o aparecimento desses aracnídeos nos ambientes urbanos, o que preocupa os moradores.

Como evitar escorpiões

Segundo a vigilância algumas atitudes podem dificultar o aparecimento desses escorpiões, eliminar plantas de muita folhagem, evitar o acumulo de lixo e recipientes com água que dificultam a sobrevivência desses aracnídeos. Eliminar as baratas, elas são um bom alimento para eles.

Cuidados para não ser picado

Sempre que for se vestir observar com cuidado sapatos e roupas, sacudindo-os antes de calçá-los e vesti-los.

Ter cuidado para não ser picado nas mãos, ao mexer em montes de lenha, tijolos, entulhos, folhagens e buracos.

Ao recolher roupas do varal observar com cuidado roupas úmidas antes de apanhá-los, o mesmo vale para os panos de chão.

Manter as camas afastadas da parede. Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas.

O que fazer em caso de picada

Em caso de picada por escorpião, deve-se lavar o local com água e sabão e encaminhar a vítima para o serviço médico mais próximo, preferencialmente levando o animal que causou o acidente.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. cleber

    Achei muito interessante a matéria e fiquei curioso, por esta especia não seer partenogenética. M as fiquei em divida em distinguir qual das especies de escorpião marrom é esta. Tityus bahiensis ou Tityus costatus???

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.