Presídio em São Bento do Sul já é uma realidade

Publicado por Gazeta de Riomafra - 01/04/2014 - 10h27

Assinado na tarde da sexta-feira, 28, a ordem de autorização para contratação de empresa especializada para a construção do presídio no município de São Bento do Sul. Os projetos a serem licitados são de planialtimétrico; projeto de terraplanagem, sondagem de solos; projeto de drenagem e projeto topográfico.

O valor total da obra será de R$ 17 milhões, a penitenciária industrial contará com 360 vagas, e área para trabalho dos detentos deverá seguir o projeto padrão da Secretaria e faz parte do Pacto por Santa Catarina, deve seguir os mesmos moldes da unidade prisional instalada na cidade de Joinville. Os recursos já foram descentralizados e autorizados. Segundo informações da SDR/Mafra, ainda que a questão burocrática já está muito bem adiantada.

A questão de localização do presídio em São Bento do Sul já está sacramentada, uma vez que o judiciário apontou dados importantes, onde cerca de 80% dos detentos são de origem dos municípios de São Bento do Sul e Rio Negrinho. Com a unidade prisional em funcionamento no município isso implica também em ordem econômica com o deslocamento dos detentos para julgamento de Mafra para São Bento do Sul ou Rio Negrinho, mobilização de viaturas, e em alguns casos de escoltas para as audiências.

Em setembro de 2013, o secretário da SDR em conjunto com representantes da diretoria de Planejamento e Avaliação (Dipa) da SJC, além dos técnicos e engenheiros da Secretaria, fizeram um levantamento preliminar das condições do terreno. O local foi vistoriado pelo alto, utilizando um drone – aparelho não tripulado com seis hélices – com uma câmera acoplada que captou imagens aéreas e as coordenadas da área.

Em janeiro deste ano o secretário regional, oficializou o recebimento do terreno e assinou a escritura pública de doação do terreno no bairro Lençol, no município de São Bento do Sul, a área totaliza 65 mil metros quadrados. O terreno foi doado pela empresa Rudinick e encontra-se em plenas condições de instalação com as características necessárias para a unidade prisional.

A transferência do presídio para o município de São Bento do Sul é uma conquista muito importante para a região, uma vez que as condições atuais do presidio regional localizado em Mafra é inaceitáveis por sua localização, superlotação e falta de condições humanas, além de questões pontuais, como o da vizinhança.

Para o secretário regional, “desafogar o presidio em Mafra é algo que já estava mais que na hora de acontecer, trazendo mais segurança à população e também melhores condições aos detentos, sendo que aproximadamente 80% dos detentos vem do município de São Bento do Sul e Rio Negrinho, onde aguardam julgamento”.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Leandro Marques

    ÇEu acho que um presídio em São Bento do sul,só vem a fortalecer a segurança pública em nossa cidade e desenvolver o município.

  2. wiliams dums

    O empresário jamais iria doar um terreno deste tamanho. Foi feita uma troca de terrenos.
    Quem saiu ganhando foi ele, o empresário.
    O povo que mora no bairro está muito revoltado com a instalação do presídio, praticamente em cima das residencias.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.