Impasse sobre área no interior do município continua sem explicações

Publicado por Gazeta de Riomafra - 10/04/2014 - 18h00

Publicamos no dia 1º de março uma matéria sobre possível desapropriação por parte da Prefeitura de Rio Negro, de terrenos de subsistência de agricultores no interior do município, na localidade de Sitio dos Hirt.

Na ocasião informamos que o secretário de Fazenda, Indústria e Comércio teria ido pessoalmente ao local para comunicar que a área poderia ser desapropriada pela Prefeitura e aquelas famílias seriam indenizadas. As famílias em questão não tinham interesse em vender suas propriedades, visto que as terras são de plantio e a agricultura é o sustento daquelas pessoas.

Constava ainda naquela matéria, que a Prefeitura de Rio Negro não teria emitido decreto que autorizasse essa desapropriação, não teria passado pela Câmara de Vereadores, bem como não havia orçamento para financiar as indenizações daquelas famílias.

Novos fatos

Fomos informados de que há cerca de três semanas, um destes proprietários de área no Sítio dos Hirt, envolvido foi convidado a participar de uma reunião no gabinete do prefeito, com a presença do secretário de Fazenda, Indústria e Comércio, para tratar deste assunto. Parece que após reportagem da Gazeta, o Executivo rionegrense teria mudado seu discurso.

Segundo relato deste proprietário, o mesmo foi informado de que a Prefeitura de Rio Negro não mais interferiria, e que uma empresa particular teria interesse naquela área, e que representantes da própria empresa buscariam negociar aquelas terras diretamente com os proprietários. Outra informação é de que, caso a empresa não conseguisse negociar as terras, aí a Prefeitura partiria para a desapropriação.

Empresa

Até o momento não há nenhuma confirmação sobre qual empresa teria intenção de se instalar em áreas no Sítio dos Hirt em Rio Negro, apenas algumas especulações em torno do caso.

Na ocasião da primeira matéria referente ao assunto, descrevemos na matéria que uma empresa de consultoria ambiental, assessoria e engenharia ambiental teria ido ao local e feito perfurações profundas nos terrenos, deixando os moradores intrigados sobre o porquê de perfurar o solo para instalação de empresa.

Especulações – Xisto

Investigamos o caso e conversamos com algumas pessoas que nos esclareceram um ponto muito pertinente. Sabe-se que na região de São Matheus do Sul – PR, existe uma grande camada de xisto, tanto que em 1959 foi instalada neste município do Paraná uma usina de industrialização e processamento de xisto.

A industrialização do Xisto (SIX) é uma unidade de operações em São Mateus do Sul – PR sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto, ou folhelho pirobetuminoso – uma rocha sedimentar, com conteúdo de matéria orgânica na forma de querogênio, que somente por aquecimento (pirólise) pode ser convertido em óleo e gás.

A relação desta usina de xisto em São Matheus do Sul, com o caso do interesse nos terrenos localizados no Sítio dos Hirt, interior de Rio Negro é uma das especulações de que pode haver neste local uma quantidade de xisto.

Em conversa com responsáveis pelo setor de mineração da Petrobrás, assim como técnicos do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral no Paraná, e pessoas da área, soubemos que toda nossa região está sim sujeita a ter quantidade de xisto ou folhelho pirobetuminoso.

Questionamentos

Fala-se sobre possível vinda da empresa Eletrolux para Rio Negro. Esta empresa é uma gigante no ramo de fabricação de eletrodomésticos para o uso doméstico e profissional, vendendo em mais de 40 milhões de produtos ao ano a clientes de 150 países.

Fato é, se for realmente verdade a instalação da mesma o município terá condições de pavimentar cerca de 7 km, distância aproximada da BR 116 até o local onde foi feita esta sondagem de áreas?

Até agora a Prefeitura de Rio Negro, bem como a Câmara de Vereadores, não se manifestaram oficialmente com relação a isso, qual seria o motivo?

Por que o interesse de uma empresa numa área tão grande? Cerca de 40 alqueires é uma área aproximada de cem campos de futebol.

Por que perfurações tão profundas?

Por que num primeiro momento o secretário teria dito que se faria ali uma área industrial, sendo que fica a cerca de 7 km do centro e sentido contrário a BR116?

Por que a Prefeitura não é transparente e informa a sociedade e principalmente os agricultores da área o que realmente existe por trás disto tudo?

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Luiz Adalberto Ferreira

    Estão tentando acabar c/ o Ambiente Natural de nossa região!!!

  2. VALDECIR DE LIMA

    Isso ta cheirando a malandragem

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.