Iniciou em Mafra na última sexta-feira, 11, o projeto “A escola que temos e a escola que queremosâ€. Uma iniciativa que visa trabalhar de forma coletiva, democrática e participativa questões relativas à comunidade escolar.
Trata-se de seis documentos que serão analisados por toda a rede municipal de ensino: Lei do Sistema Educativo de Mafra, Regimento Interno, Plano PolÃtico Pedagógico, Decreto dos Conselhos Escolares, Proposta Curricular do MunicÃpio e Programa Prefeito Amigo da Criança.
Durante o workshop foi ressaltado importância das escolas debaterem temas comuns para que sejam elaborados documentos únicos – com um regimento base para todas as unidades. “Essa é uma proposta inovadora e somente em conjunto será possÃvel pensar um planejamento estratégico, abordando questões relevantes à s unidades tendo como base o diagnóstico das temáticas apresentadas por alunos, professores e gestores†– disse um dos organizadores.
Desenvolvimento dos trabalhos
Primeiramente será realizado um workshop com os alunos e em um segundo momento com os professores e equipes pedagógica e administrativa.
Os temas debatidos pelos grupos são: transporte escolar; alimentação escolar; construções; ampliações e reforma escolar; formação dos professores e equipes escolares; recursos pedagógicos e tecnológicos; escola em perÃodo integral; escola do campo/rural; recursos materiais, tecnológicos/internet; laboratórios de informática/equipamentos multimÃdia e de ciências; projeto biblioteca; projetos esportivos/quadra de esportes; acesso para os portadores de necessidades especiais, uniforme escolar, segurança nas escolas etc.
As reuniões acontecerão em sete unidades escolares sendo: Centro de Educação do MunicÃpio de Mafra (Cemma), Escola AgrÃcola Prefeito José Schultz Filho, CEM Anjo da Guarda, EMEB Evaldo Steidel, CEM Beija-Flor, EMEF São Lourenço e EMEB Avencal São Sebastião.
1º encontro
O primeiro encontro aconteceu na sexta-feira, 11, no Centro de Educação do MunicÃpio de Mafra (Cemma) no perÃodo matutino e vespertino. Participaram cerca de 70 alunos somando os turnos, além de representantes da educação municipal com sua equipe de ensino, as diretoras da escola e professores orientadores.
Durante a apresentação da proposta do projeto foi explicado questões como recursos, obrigações dos alunos, regimento etc. Na ocasião, representantes das turmas das 8ªs e 9ªs anos debateram os pontos apresentando sugestões, pedidos, entre outras reivindicações.
A diretora Carla Elice Silveira comentou a importância dos alunos participarem efetivamente dos debates. “É uma oportunidade para eles conhecerem como funciona o sistema educacional, apresentarem seus pedidos e questionamentosâ€.
Os professores Everton Voltaire Consul de Oliveira e Genilson Guenz apresentaram os pleitos dos alunos abrindo para sua participaram. Os estudantes comentaram pontos como infraestrutura (melhorias na rampa de acesso em uma das alas), uniforme e material escolar, etc. A aluna Erica Kishimoto, do 9º ano, parabenizou a Educação pela iniciativa a qual ela considerou muito interessante. “É uma oportunidade para apresentarmos as necessidades da escola diretamente para a Secretaria de Educaçãoâ€.  Já o aluno Pietro Soarez do 9º ano ressaltou que foi uma oportunidade para expor problemas e achar soluções em comum acordo.