Municipalização do Trânsito e Estacionamento Rotativo foram abordados em sessão da Câmara

Publicado por Gazeta de Riomafra - 22/04/2014 - 11h18

Conforme publicamos na edição do dia 2 de abril deste ano, Mafra está oficialmente integrada ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT, ampliando suas competências referentes ao tema. Deste feito o município tem seu trânsito municipalizado, e com isso já pode por em prática necessidades preeminentes como efetivação do Conselho Municipal de Trânsito, JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito e Transporte e Estacionamento Rotativo.

Na noite da última terça-feira (15), por solicitação dos vereadores mafrenses, a diretora do Departamento Municipal de Trânsito, Luzia Seidel, prestou esclarecimentos e sanou algumas das dúvidas dos presentes com relação ao trânsito no município.

Luzia explicou que os próximos passos a serem tomados são a estruturação do Departamento, que atualmente conta apenas com ela e mais um estagiário, e também a reativação do Conselho Municipal de Trânsito, que por solicitação do prefeito deverá acontecer nos próximos dias, afirmou.

Segundo pesquisa realizada, entre os anos de 2002 e 2014 o número de veículos praticamente triplicou em Mafra, passando de 10 mil para 32 mil, revelou a diretora, explicando que até que a estruturação do Departamento seja realizada, dando ao município condições de gerir o trânsito, o convênio com o Governo do Estado será mantido da forma como está, garantindo a parceria com as polícias Civil e Militar.

Estacionamento Rotativo

Quanto ao Estacionamento Rotativo, ela explicou que o mesmo já foi criado através de uma lei aprovada no ano de 2012, mas que ainda não foi regulamentada. “Algumas questões, como definição dos locais, devem ser analisadas e muito bem discutidas, pois a implantação do estacionamento rotativo é uma solução, mas se não for bem feita, também pode se tornar um problema†destacou Luzia.

Representantes de entidades ligadas ao comércio, bem como pessoas da comunidade, estiveram participando da sessão, que além dos questionamentos dos vereadores, também tiveram espaço para perguntas do público presente. Dentre as reivindicações dos vereadores, está a necessidade de parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, membros da sociedade civil organizada e entidades ligadas ao trânsito, para garantir que a população seja ouvida, e que as decisões sejam tomadas tendo como objetivo principal a melhoria do trânsito em Mafra.

- Publicidade -
9 comentários publicados
  1. dominique

    Errar é humano, insistir no erro é burrice. Há uma razão para que se escreva corretamente, que é o entendimento comum. Se há uma linguagem correta porque você vai escrever errado ?Perfeito é Deus.
    O importante é a mensagem ser entendida e compreendida.
    Não fique triste… escrevi errado porque tudo na nossa cidade esta errado sr.Nascimento o que achou agora da minha escrita e o que poderemos fazer para tornar nossa cidade correta ?

    • Nascimento

      Agora ficou bem melhor, bela Dominique, parabéns!! não me leve a mal, mas como você deve ter percebido, apesar do português ser uma língua complicada, nós sempre podemos melhorar.
      Quanto ao tema do debate, acho que não dá para inventar muita coisa, deve-se planejar bem as ruas as quais serão cobrados o estacionamento rotativo para que não transfiram os carros que ficam o dia inteiro na Rua Felipe Schmidt para outras ruas residenciais próximas ao centro. Deve ser cobrado uma tarifa justa para àqueles que permanecem 1 ou 2 horas para fazer suas compras ou acessar os serviços bancários. O Município não deve se utilizar deste expediente pensando em obter arrecadação para aplicar em outras necessidades e sim apenas os recursos necessários para o gerenciamento da fiscalização e cobrança do estacionamento. eu sou da opinião que na Felipe Schimidt, do Bradesco até o Banco do Brasil deveria ter passagem para um carro apenas e fazer o alargamento das calçadas para melhorar o trânsito das pessoas, pois as calçadas de hoje são muito estreitas.

    • Everton

      Cometer erros de português é comum, nossa lingua é meio complexa. Mas como não sou professor, não me interessa a “escrita”, mas sim a ideia. E sua ideia é muito boa, também ja pensei nisso, Mafra precisa “desafogar” o centro. Vou dar um exemplo, ha algum tempo foi instalado uma loterica no bairro vila nova. Infelizmente essa loterica sofreu um ou alguns assaltos, não me lembro, mas enfim, não sei se por esse motivo, mas a loterica se mudou (era de boa utilidade, muitos pagavam contas ali, invés de ir para o centro, assim diminuindo o movimento do centro). Enfim, faltou uma estrutura de segurança. Poderiam colocar um posto policial, ou ate uma pequena delegacia nos bairros, para dar condições (segurança) para as mudanças necessarias.

      • Nascimento

        O município não tem nada a ver com esta descentralização de comércio e serviços. Isso cabe a iniciativa privada verificar os bairros onde demandam esse tipo de investimento. Segurança Pública não é responsabilidade do Município e sim do Estado. Não podemos “viajar muito na maionese”. Mas a discussão é saudável.

        • Everton

          OK, a segurança é´por conta do estado, mas, pode haver alguma iniciativa da parte do municipio. Mas enfim, não é só isso… Vejamos a estrutra das ruas… isso também é algo que atrapalha…

  2. dominique

    aos vereadores de mafra e rio negro vou dar uma ideia poderia ser feito assim o problema e que bancos e lojas principais se aglomerao no centro da cidade nao seria intereçante fazer com que essas lojas e bancos nao ficassem todos amontoados no centro das cidade gerando transtornos no transinto pois existem predios novos sendo feitos em areas com melhor fluxo que tal um insentivo para desaglomerar bancos e lojas das areas centrais?

    • Nascimento

      Primeiro: nunca vi tantos erros de português em apenas 5 linhas de opinião.
      Segundo: seria bem melhor colocar o Banco do Brasil no Jardim América, a Caixa na Vila Nova e assim por diante? Dominique, se você candidatar-se a vereadora é bem possível que se eleja, os pré requisitos você já tem.

    • Paulo

      As lojas e bancos ficam no centro porque se for nos bairros ninguem vai lá comprar. Pergunte para as lojas que não estão no centro se o movimento delas compensa? Passe dia de semana ou sábado da familia nas lojas do centro e veja o movimento, as lojas dos bairros ninguem vai, porque é “mais legal” ir comprar no centro, “ver o movimento”… as pessoas gostam de ir comprar onde tem aglomeração de pessoas… pobres ingênuos

      • Everton

        Isso é um problema da cultura das pessoas…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.