Mafra perde Havan para Porto União

Publicado por Gazeta de Riomafra - 06/07/2014 - 15h59

A Havan, Loja de Departamento com matriz em Brusque-SC, confirmou a construção de uma unidade em Porto União. A empresa, conhecida pelas suas imponentes lojas com fachadas similares à da Casa Branca e pelas réplicas da Estátua da Liberdade instaladas na frente da maioria das suas filiais, optou pelo terreno central de 26.000 m2 de propriedade da família Schwegler, na cidade de Porto União.

No espaço locado pelo período de 20 anos, e empresa fundada em 26 de junho de 1986 construirá um prédio de aproximadamente 8.000 m2 para abrigar departamentos e, inclusive, duas lanchonetes, uma cafeteria e uma sala de cinema conforme a intenção de planta. O complexo, que deverá gerar em torno de 200 empregos, será erguido em ritmo acelerado com pré-moldados, haja vista que a intenção do grupo é inaugurar a loja em outubro.

A confirmação desta importante e decisiva conquista para Porto União foi dada pelo empresário Álvaro Schwegler, por telefone. O nome Havan é a junção das sílabas iniciais dos nomes dos dois fundadores da empresa: Luciano Hang e Vanderlei de Lima.

Secretário havia confirmado

Em 02 de maio, ocasião em que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Kvitschal visitou a redação da Gazeta para falar sobre importante distrito industrial que Mafra teria, ele confirmou as tratativas da Havan com a Prefeitura para instalação em Mafra, e que a possibilidade era grande.

Informação negada

Em 25 de março deste ano o vereador Luis Alfredo Nader assinou requerimento ao Executivo, solicitando o protocolo de intenções, ou contato das empresas Electrolux Brasil S/A, Havan Loja de Departamentos Ltda, ou Souza Cruz S/A, para instalação de qualquer tipo de unidade no município.

Em resposta o prefeito Roberto Scholze disse que o Executivo estaria em contato com várias empresas que possuem interesse em se instalar em Mafra. Porém negou a informação ao vereador, justificando que, para evitar especulações, não divulgaria nenhuma informação, até que houvesse algo concreto nas tratativas.

Medidas cabíveis

O vereador Nader apresentou na sessão da última terça-feira, requerimento pedindo que a Mesa Diretora da Câmara tome as providências cabíveis em relação a esta resposta oriunda do Executivo.

“O Poder Executivo, como qualquer ente público, não tem o direito de escolher a resposta em requerimentos feitos, tem sim a obrigação de respondê-los, sob pena de desrespeito à lei, como ocorre no caso em tela, visto a vigência da Lei de Acesso à Informação, que disciplina a forma como qualquer cidadão deve ter acesso às informações que bem entender”, conforme consta no requerimento.

- Publicidade -
33 comentários publicados
  1. kaka

    kakakakaka

  2. André Martins

    E os comerciantes riomafrenses que vendem PRODUTOS FALSIFICADOS como se fossem originais ?

    Se eu for num camelô ou na 25 de março em SP sei que vou comprar produto falsificado e o preço é de produto falsificado, mas em Riomafra alguns lojistas cobram preço de produto original em produto falsificado.

    O que tem de tênis Nike, Adidas e Mizuno falso por aqui não é brincadeira. Eu mesmo comprei um Mizuno em uma conceituada loja de calçados na cidade e depois verifiquei que era falsificado,o tênis não durou um mês.

    É por essas e outras que só compro em Curitiba, ou pela internet.

  3. Nascimento

    Para os mais antigos…. lembram-se da Batistela? pois é, estava tudo certo para vir para Mafra nos anos 80/90 e ocorreu uma pressão local para que ela não viesse para cá sob o argumento de que iria poluir o Rio Negro (hoje algumas pessoas vão pensar que é piada mas é verdade). Posteriormente, esta grande empresa se instalou em Rio Negrinho, inclusive algumas pessoas são levadas de ônibus para trabalhar lá, ou seja, se estiver poluindo o Rio Negro a poluição vem para cá..rsrsrs.
    Eu acredito que Mafra perde tantas oportunidades primeiro: incompetência, inabilidade de negociação. Empresários de grandes empresas normalmente são pessoas preparadas, inteligentes. Eles desanimam na primeira reunião com os técnicos da prefeitura (secretários, prefeito, assessores). Segundo: Existe sim pressões em determinados grupos e associações temendo a concorrência pela mão de obra. Muitos preferem manter o lucro dos negócios da família a ter que concorrer com preços de grandes empresas.

    • Adeilson Jose

      E isto mesmo amigo Nascimento, vc. disse tudo, esta discusão tem que ser motivo de primeira pagina para os jornais, jornalistas será que não era hora de fazer uma enquete, ou melhor uma primeira pagina dou o titulo………….. DITADURA RIOMAFRENSE

  4. Edson Carlos

    Amigos concordo com todos os comentários abaixo, realmente existe um mando e desmando nesta cidade, falo isto pois vivenciei os fatos, trata-se de uma cultura colonialista onde 5 ou 6 querem mandar, estamos perdendo varias oportunidades de negocios, outras cidades principalmente o norte do Paraná e oeste de SC. estão em pleno desemvolvimento. Toda a concorrencia leva ao crescimento e oferta de melhores produtos, atendimento e oportunidades. Infelizmente falta coragem e vontade politica para enfrentar o mandos feudais de Riomafra. Vergonha

    • jorge

      Senhores, nunca vi tanta desinformacao citadas pelos comentarios abaixo.
      Uma empresa do porte da havan que fatura 20 vezes mais que o orcamento anual da perfeitura de mafra; nao pede incentivos fiscais nem terrenos para a prefeitura.
      Em todas as suas lojas os terrenos foram comprados peloo proprietario da havam, e se quiser vir a mafra ela nao pede autorizacao para ninguem , ela simplesmente compra o terreno controi, e se instala.
      Nao existe lei que impessa o prefeito de dar alvara.
      OS COMENTARIOS ABAIXO SAO INFUNDADOS DE PESSOAS MAL RESOLVIDAS.
      O que temos sao pessoas que se dizem mafrensses mais fazem suas compras fora de mafra.
      Ocomercio de mafra e composto por mais de 400 lojistas isso ja demontra uma grande concorrencia .
      Nosso comercio so o de mafra gera mais de 4000 empregos isso pode ser compprovado no site do ministerio do trabalho.
      Senhore se ha um setor que torce pelo desenvolvimento de mafra e o comercio ´pois quanto maior arenda e quanto mais peessoas empregadas maior sera seu faturamento.
      Chega de criticas infundads sem conhecimento de causa isso so comprova interesse obscuros.
      Outro detyalhe se ela nao veio a mafra foi porque nao achou viavel quabdo achar interessante, com certeza ela vira , quando ela decidir que lhe interessa ela com certeza vira , nao sera por pequenos comerciantes querem ou nao querem.
      Chega de demagogia e falsas interpretacoes.

      • Adeilson Jose

        Amigo seus cometários são nitidamente tendenciosos e protecionistas a estes especuladores regionais, notase seu careacter politico, existe sim uma mafia local, inclusive com reunioes secretas onde sao colocados interesses pessoais e vou além pois esta sociedade maçonica empetra açoes regulares na cidade. Outro lado o comercio de riomafra não subsite sozinho e necessario muito mais pessoas e empresas 4000 empregos isto e ridiculo vc. save qual a população das duas cidades Jorge ? outra pergunta vc. sabe porque foi para Porto União ? Faz o seguinte Jorge investigue tambem por que a Eletrolux não veio e conte para nós. Acho que vc. e o unico na cidade que adora as coisas do jeito que esta.

        • jorge

          Caro Adeilssom,noto claramente seu pre conceito. Em relacao ao numero de 4000 empregos solicite que entre en contato com o sindicato dos empregados que e presidido por Inis na cidade de canoinhas e verificara averdade a respeito dos numeros.
          Observo que suas criticas sao infundadas, critica simplesmente sem conhecer fatos , nao embasado em nu
          meros, desafio a voce comprocar seus delirios com provas documentais, ou argumentos REAIS.
          Quanto ao numero de empregos ,solicito que seja humide e pesquise junte ao ministerio do trabalho ,lhe desafio provar em contrario.
          Para criticar dessa maneira e salutar comprovar com argumentos provas nimeros , jogar na lama pessoas entidades quando se desconhece a realidade e facil.
          Outro detalhe se puder dizer o que voca ja fez de bom por mafra, quantos empregos voca gera ,o que voca ajuda sua cidade ser melhor confesso que gostaria de saber,
          Talvez entao com as resposta acima voce me convenca do contrario e talvez eu possa respeita lo.

      • André Martins

        Eu é que não deixo o meu dinheiro com os comerciantes atrasados e gananciosos de Mafra. Depois que a minha esposa pagou R$ 400,00 em uma calça jeans numa loja “famosa” na cidade, alguns dias depois estivemos em Curitiba e a mesma calça custava R$ 210,00 nunca mais compramos nada aqui. Vamos praticamente todo final de semana pra Curitiba ou mesmo Joinville pra comprar coisas de qualidade e comer comida boa a preço justo, pois temos que falar que alguns restaurantes daqui estão cobrando quase igual ao D.O.M e a comida é bem meia boca.

        • rafael

          Caro Andre martins,em relacao a seu comentario sobre os restaurantes concordo apenas no quesito que temos muito poucas opcoes.
          Noto que no quesito preco esta bem desinformado pois um bom restaurante ex
          LELLIS
          PUCCINI
          MANGEARE FELECCE
          JARDIM GRILL
          BAROLLO
          E TANTOS OUTROS VOCE NAO GASTARA MENOS QUE 120,00 REIS POR PESOA.
          EM MAFRA NUM DOMINGO EM NOSSOS RESTAURANTES OS MELHORES GASTARA ENTRE 20 A 40 REAIS.
          Acho que seu criterio de qualidade esta muito baixo ate nossos restaurantes mesmo que poucos possuem um bom padrao.
          Em relacao a calca de jens com certeza voce deve ter compradio numa promocao, pois quando o produto vai para apromocao e prrque e ultrapassado nao teve aceitacoa ou de segunda linha.
          Outro detalhe , talvez nao fosse o mesmo produto.
          E ainda tem o custo da sua viagem s esses lugares que voce nao esta computando no preco do produto.
          Sao pessoas como voce que sao o atraso do municipio, que nao penssam no desenvolvimento do municipio, e ainda tentam jogar falssas informacoes.
          Talvez por desconhecimento do que e qualidade , de saber pesquisar um produto.

          • Jane

            Ao que tudo indica, nosso colega Rafael parece ser um desse empresários do comércio local, que praticamente escravisa seus funcionários, vende produtos por um preço acima do markup da loja e ainda se acha defensor da cidade…

            Em respeito aos demais, vcs não precisam ir para Curitiba, Joinville ou São Bento do Sul, a internet é um instrumento maravilhoso e seguro para realizar boas compras, com qualidade, garantia e preços bons. Geralmente o frete é grátis e os prazos de entrega bem rápidos, basta pesquisar um pouco e o melhor, no conforto de casa….

            Eu até comprava roupas todas aqui em Riomafra, tem uma pequena loja em Rio Negro muito boa, com ótimas atendentes, porém toda vez que eu ia comprar lá, era a empresária da loja que estava atendendo e daí eu tinha que aturar a cara feita dela e a falta de simpatia… daí desisti de uma vez.

  5. karina

    O lugarzinho que gosta de perder as oportunidades Rio Negro e Mafra , primeiro a Eletrolux e agora a Havan, ta na cara que tem grandes empresários por trás de tudo isso, empresas que tem medo de perder a concorrência e seus funcionários, e se ninguém tomar providência vai ser sempre a mesma M…

  6. Carla

    Concordo com tudo o que foi dito,tudo que é pra vir pra Mafra não vem,e é porque será,o povo tem que acordar….Ta na hora…

  7. Antonio

    Com comentei a respeito do lado de lá ( Rio Negro )
    Normal. Aqui é assim. Um feudo.

  8. Mafrense

    Concordo com as pessoas que se manifestaram, Mafra não se desenvolve devido os proprietários de várias lojas na nossa cidade não quererem dividir o pão com outras pessoas, querem centralizar o poder e o dinheiro apenas nas suas mãos, sendo que uma loja como Havan que tem preço bom e qualidade em suas mercadorias iria tirar seus clientes e eles não querem.
    Eu já deixei de comprar em nossa cidade, vou buscar fora a minhas compras e saio no lucro, onde é mais barato, as lojas daqui fazem até dez vezes, mais na primeira prestação já tiram o valor pago, o resto é lucro de mais de 100%.

    • alberto

      Muito inteligente voce e o custo de gasolina desgaste do carro despesas gerais tudio calculado.
      E por penssamentos iguais ao seu que mafra nao cresce.]

      • Mafrense - SQN

        Ainda assim compensa comprar fora de Mafra. Passar um final de semana passeando com a família em Curitiba, e ainda economizar nas compras de roupas e calçados. Já adquiri calçado (da mesma marca, modelo, cor…tudo igual, nada genérico) ao de uma certa loja de Mafra, com diferença de 130,00 no valor…só ai já paguei o almoço na churrascaria!

        • rafael

          Pode ter certeza que voce foi enganado .

        • rafael

          Voces sim sao o atrso da cidade .

  9. Gilnei Machado Rosa

    O que podemos esperar de duas cidades que são comandadas por meia dúzia de empresários e que se encontra sem lei como é o caso de Rio Negro. morei muitos anos em Rio negro e quando vou visitar familiares fico estarrecido com a balbúrdia e os desmandos. É uma pena, porque até em Curitiba as cidades são motivos de chacotas. Vamos as urnas cobrar com veemência mudanças e votar em políticos com intenções de mudar, senão estaremos fadados a mediocridade e pactos de hipocrisia. Boa sorte a todos.

  10. Cristian de Lara

    O fato é que nossas cidades tem empresários e governantes bairristas demais. É muito fácil ir a Curitiba em qualquer shopping ou supermercado num domingo ou feriado e encontrar vários riomafrenses gastando seu dinheiro lá. Esqueçam, ” riomafra só serve para dormir e trabalhar, gastar dinheiro é na capitar”…

    • alberto

      Isso sim e verdade , por isso que mafra e tao atrasada , inclusive culturalmente.

  11. JoseAldo

    Cabe ressaltar que além das autoridades publicas não demonstrarem interesse nem atitudes para o crescimento da cidade, muitos Empresários, que se dizem a favor de Mafra, foram contra a instalação da Havan na cidade. Com certeza com medo da concorrência e função dos altos preços praticados no comercio local.

    • alberto

      So me responda o que esse empresarios fizeram para a havan nao vir a mafra.

  12. Everton

    É realmente uma pena, mas essa administração amadora de nosso municipio, e essa falta de vontade dos governantes da nisso. Sinceramente, só espero o pior da atual administração…

  13. ricardo

    Mafra perdeu Havan, perdeu Eletrolux e vai continuar a perder muito mais investimento, graças a mente Souza Cruz que esta na cabeça do governantes daqui. Em quanto continuarmos a colocar pessoas como nosso representa que tem essa mente medilcre, vamos continuar pastando e muito.

  14. Ex mradora de Mafra

    Concordo com pretinho básico , Mafrense e Mafrense 2. Nada se consegue para Mafra. Já sai daí desde 1986 e nada. Qr dizer que vira de novo para Mafra, sabe o que? Triste, mas nada!!!!!!Perder prá Porto União é ruim, em? kkkkkkkk E eu assisto de camarote!

  15. informando...

    Porto uniao tem 34000 habitantes, fica junto com uniao da vitoria que tem 55000 habitantes. Formando um unico nucleo urbano com 89000 habitantes.

  16. cidadão riomafrense

    E resposta é simples, enquanto continuarem os mesmos capitalistas e donos dos ” grandes ” mercados, lojas e tals mandando no ” prefeito” essa cidade não vai para a frente, Mafra prescisa de empresas novas para dar concorrencia para essas pessoas que mandam e desmandam na cidade. Se não fossem essas meia dúzias de pequenos empresários da cidade Mafra era umas das melhores e maiores cidades do Estado…Vamos mudar povo de Mafra,dêem sua opinião e tirem de vez da trilha os que atrapalham o crescimento de Mafra.

    • alberto

      Faco para voce a masma pergunta , O que esses pequenos empresarios fizeram para nao vir a havam.
      Se voce e tao esperto , e sabedor que o comercio so cresce qnando o municipio possui muitos empregos e renda maior.
      o comercio como dito pelo jorge e o maior beneficiario de uma cidade progressista.

  17. mafrense - SQN

    Qual a justificativa para perder este investimento? Porto União tem 20.000 habitantes a menos que Mafra e conseguiu levar a Havan para seu Município.
    O Prefeito de Mafra poderia fazer um estágio com o Prefeito de Porto União para aprender como é que se faz para trazer grandes investimentos para a cidade…ah não vai adiantar, pois o coronéisciantes de Mafra não “deixam” outros estabelecimentos se instalarem aqui…

    • Mafrense2

      Primeiramente o nosso querido prefeito poderia retomar alguma das faculdades pelas quais abandono para poder ter um pouco mais de conhecimento em administração ou nas próprias leis que não são cumpridas dentro da câmara de vereadores e em sua administração, tem municípios que dão um banho em mafra pela competencia administrativa, nosso prefeito poderia fazer um estagio aqui do lado e perguntar como que se faz para trazer empresas para o município se é essa a dificuldade.

  18. Pretinho Basico

    Troca de prefeito. É isso que tá faltando em Mafra.
    Este municipio está estagnado, nada acontece de novo, não tem atrativo, não tem turismo, não tem empresas, não tem salários dignos, o custo de vida é muito elevado.
    Moro em Joinville, mas sou mafrense nato e de coração. Com frequencia estou na cidade. Mas quando estou aí, dá vontade de voltar, pois não tem nem onde comer. Falta restaurante que abre aos domingos e o único que tem cobra os olhos da cara.
    E pra acabar, cinco candidatos homologaram seus nomes para serem deputado estadual. Nenhum vai ganhar. Porque o povo está cansado de votar e nada receber em troca. A não ser cestas básicas, caixas de bebidas e churrasquinhos em bares. Chega. Esse ano tem que ser campanha pelo boicote às urnas. Vamos, povo, começar um movimento pelo “NÂO ÀS URNAS”. E viva nóis…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.