APAE viabiliza aquisição de equipamentos através da Câmara

Publicado por Gazeta de Riomafra - 20/11/2014 - 20h50

A Câmara de Mafra fez no dia 11 deste mês a entrega simbólica de um cheque no valor de R$ 28.395,00 para a equipe da APAE de Mafra – representada pela diretora Eliana Scheuer, pela secretária administrativa Celise da Silva Zanella, pela fisioterapeuta Rafaela Hort e pela terapeuta ocupacional Franciele Machado, sendo que os recursos viabilizarão a aquisição dos equipamentos necessários para implantação do protocolo PediaSuit para tratamentos de reabilitação neurológica.

Os recursos, oriundos do legislativo, foram devolvidos pela Câmara à Prefeitura Municipal, para que a mesma faça o repasse no mesmo valor para a APAE, conforme compromisso assumido entre os vereadores e o prefeito, já que legalmente a Câmara não pode repassar os recursos diretamente para qualquer entidade, destacam os vereadores.

Para que a implantação do PediaSuit se tornasse realidade, a APAE buscou nos últimos meses o apoio dos vereadores para conseguir os recursos financeiros para aquisição dos equipamentos, entregando também um projeto junto ao executivo, além de passar pela capacitação necessária para aplicação do método, e de conseguir a gaiola de atividades, fruto de uma doação do Rotary de Mafra.

PediaSuit – o que é?

Protocolo PediaSuit é o método de tratamento intensivo – que usa exercícios associados ao uso de um macacão terapêutico, dentro de uma gaiola de atividades – que pode ser utilizado em diversos casos, tais como portadores de Síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral e outras condições que afetam o desenvolvimento motor de uma criança.

O programa consiste no uso de uma indumentária apropriada que é composta por uma touca, colete, short, joelheira, tênis e um sistema de elásticos ajustáveis às necessidades de cada paciente, configurados para facilitar movimentos funcionais e inibir padrões inadequados de movimento. Esta “roupa†cumpre a função de um esqueleto externo, reproduzindo a ação da musculatura, facilitando os vários procedimentos usados pelos profissionais que assistem o paciente.

Dentre os inúmeros benefícios que comprovadamente o método traz, destacam-se a adequação do tônus muscular, alinhamento corporal, e melhora na coordenação, equilíbrio e consciência corporal. “Através do método, podemos aumentar a autoestima e dar muito mais qualidade de vida para as nossas criançasâ€, afirmou a terapeuta Franciele, explicando que o tratamento será oferecido gratuitamente aos alunos, e que a APAE de Mafra será uma das poucas no estado a possuir o equipamento.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.