Diversos eventos dinamizam a Paróquia Aparecida de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/11/2014 - 21h28

Três importantes eventos marcaram o último fim de semana no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Mafra.  As atividades começaram na sexta à noite, dia 14 de novembro com o Retiro de Jovens Amigos no Amor Fraterno – REJAAF, que contou com a participação de 110 pessoas.  No sábado à noite, centenas de fiéis participaram da missa em comemoração do jubileu de 25 anos de vida sacerdotal do padre Jorge Oczkovski. Na missa de domingo pela manhã teve início a reunião dos casais do Encontro de Casais com Cristo – ECC.

O retiro com os jovens ocorreu na casa de Formação São Lourenço, com apoio da Fundação João XXIII, que banca os investimentos com hospedagem e alimentação desse tipo de formação humana e espiritual. A equipe que assessorou o retiro é composta por jovens e casais que abordam temas diversos desde as parábolas bíblicas de Jesus Cristo, relacionamento entre pais e filhos até namoro e sexo, além de diversos momentos de oração e dinâmicas de entrosamento.

A missa de encerramento do retiro foi no domingo dia 16 de novembro, às 17h no santuário e contou com a presença dos pais e amigos dos jovens retirantes. Durante a celebração os jovens deram diversos depoimentos e testemunharam que antes do retiro se consideravam ateus e que graças a ele, conseguiram fazer uma verdadeira experiência de Deus em suas vidas. Alguns jovens tiveram a coragem de pedir perdão aos pais pelos seus erros, havendo uma verdadeira reconciliação entre pais e filhos.

Centenas de fiéis participaram da celebração do jubileu sacerdotal do padre Jorge Oczkovski, no sábado a noite, na paróquia. Alguns elementos que marcaram a trajetória da vida do sacerdote foram valorizados na missa. O padre Jorge trabalhou na roça, em General Brito, no interior de Mafra até aos 19 anos, quando entrou para o seminário, e o seu lema de ordenação sacerdotal é “Eu sou o Bom Pastor” (João 10,11). Essas situações foram realçadas através dos símbolos usados nos ritos da missa. Foram apresentados no altar os diversos instrumentos agrícolas, para recordar suas raízes familiares.

Para salientar que depois do chamado de Deus ao sacerdócio, ele passou a dedicar-se ao trabalho na vinha do Senhor, foram apresentados, com uma bela coreografia, os frutos da terra como o trigo e a uva que servem para o padre consagrar o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo na Eucaristia. Na homenagem final fez parte do enredo, a entrada na igreja de cinco pequenas ovelhas carregadas no colo por pessoas vestidas de pastor representando o Cristo, Bom Pastor do Evangelho, que cuida do rebanho para não se perder, fazendo menção ao lema vivido pelo padre Jorge durante seus 25 anos de sacerdócio. Após a celebração foi servido um saboroso jantar para 150 pessoas no salão paroquial.

Outra atividade significativa foi a reunião dos casais do Encontro de Casais com Cristo, que antes de iniciarem o encontro participação na missa no domingo pela manhã. Como a família passa por uma profunda crise de valores, a igreja está intensificando os trabalhos na evangelização das famílias. Tanto que em 2015 será o Ano da Família na diocese de Joinville.  O objetivo dos encontros com os casais é de prepará-los para resgatar a identidade da família crista e a lidar com os desafios impostos pela sociedade moderna. Além do Encontro de Casais com Cristo, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, existe também outro movimento de casais chamado Encontro Matrimonial, que unidos com a Pastoral Familiar cultivam a valorização da fé cristã na família e na sociedade.

Jubileu de ordenação sacerdotoal do padre Jorge Oczkovski destaca o simbologia de Cristo Bom Pastor

Mais de cem jovens da paróquia Nossa Senhora Aparecida fizeram retiro espiritual

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.