ESF Restinga recadastra cartão SUS no sábado

Publicado por Gazeta de Riomafra - 20/11/2014 - 21h38

Recadastramento do SUS, Vacinação e orientações sobre a saúde do homem, são algumas as atividades programadas para este sábado, dia 22, das 8 às 17 horas, pela equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF da Restinga.

O trabalho de recadastramento do cartão SUS já vem sendo feito no bairro pelas Agentes Comunitárias de Saúde, mas, segundo explicações da equipe do ESF, muitas pessoas que trabalham durante a semana, poderão fazer a atualização no sábado. O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é a identidade de saúde do munícipe para acessar os serviços de saúde municipal.

Para a atualização cadastral é necessário levar a Carteira de Identidade de cada morador da casa, caso já tenha o cartão antigo. Para os cartões novos é necessário levar a Identidade e um comprovante de residência. Para a vacinação pede-se que as famílias levem a carteira de vacinação das crianças.

Obrigatoriedade

É necessário realizar o cadastro do cartão SUS, pois segundo a portaria n° 763 de julho de 2011, em seu artigo primeiro o preenchimento do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário será obrigatório para registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares nos sistemas de informação do Ministério da Saúde. Não será possível registrar o usuário do serviço de saúde pública, caso o mesmo não disponha do cartão no momento que necessitar dos serviços de saúde.

Caso o munícipe disponha de plano de saúde privado também é necessário realizar o cadastro, pois no momento que o mesmo for realizar procedimentos hospitalares deverá apresentar o cartão SUS. A Secretaria de Saúde informa que não há cobrança em duplicidade de procedimentos quando o serviço hospitalar solicita o Cartão SUS, o mesmo está cumprindo uma normativa do Ministério da Saúde.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.