Segundo Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo acontece neste sábado

Publicado por Assessoria - 21/11/2014 - 15h14

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo terá um segundo Dia D. Em Mafra todos os postos centrais e das localidades Augusta Vitoria, Espigão do Bugre, Bela vista do Sul e São Lourenço estarão abertos das 8 às 17 horas.

Segundo a Secretaria da Saúde de Mafra/Vigilância Epidemiológica, no município, a meta é vacinar 3.298 crianças contra a pólio (paralisia infantil) e 2.948 contra o sarampo, atingindo 95% dessa população. Até o dia 18 de novembro os dados eram os seguintes: 1.497 crianças vacinadas contra a pólio (45,39%) e 1.340 (45,81%) contra o sarampo.

A Secretária da pasta, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, conclama os pais para que levem seus filhos que ainda não tomaram as vacinas para receberem as doses. “É muito importante que os pais levem junto a carteirinha de vacinação da criança. Em 2013, 3.308 crianças (95,47%) foram vacinadas contra a poliomielite. Isso mostra a conscientização da população em relação à prevenção de doenças”, destacou.

Os dados informados pela Secretária constam no site do SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (pni.datasus.gov.br).

Palavra de mãe

No primeiro dia D da campanha, em 8 de novembro, Sidinéia Zellner, técnica de enfermagem, levou o seu filho Eduardo, de 1 ano e cinco meses para tomar a vacina no Núcleo Materno Infantil. “Ele está em dia com a vacinação. Com certeza, esta vacina vai garantir a imunidade dele contra as doenças”, disse.

A dona de casa Jucelene Andrzejeski, mãe de Gabriely de 2 anos e meio, também mantém a carteirinha de vacinação da filha atualizada. “Acho importante estar em dia para ela estar sempre protegida”.

Sidinéia Zellner com o filho

Jucelene Andrzejeski com a filha

Poliomelite

A vacinação contra a Poliomielite tem como população-alvo crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos. Para crianças com mais de 6 meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável.

Sarampo

O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral – que também protege contra rubéola e caxumba – são crianças de 1 a 5 anos incompletos.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.