Profissionais de escolas públicas participarão de capacitação em educação no trânsito

Publicado por Gazeta de Riomafra - 26/03/2015 - 02h25

Nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de março, professores e coordenadores de escolas públicas, participarão de uma verdadeira imersão sobre educação no trânsito. No treinamento, os educadores aprenderão a integrar o tema segurança viária e meio ambiente às disciplinas básicas como português, matemática e ciências. O encontro acontece no Hotel Fazenda Dona Francisca em Joinville-SC.

Nesta fase serão 56 participantes, com representantes das cidades de Campo do Tenente, Capão Alto, Correia Pinto, Fazenda Rio Grande, Itaiópolis, Lages, Mafra, Mandirituba, Monte Castelo, Papanduva, Ponte Alta do Norte, Quitandinha, Rio Negro, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul.

O Projeto Escola, programa que objetiva a educação para o trânsito e a conscientização ambiental capacitará a partir desse ano 747 educadores e 12735 alunos de 39 escolas públicas, de 16 municípios.

As atividades contarão com a presença de 56 educadores.  São representantes das escolas que foram premiadas em 2014 como “Escolas Destaque” e com menções honrosas; e 11 educadores das novas escolas. Também estarão presentes os novos coordenadores pedagógicos das escolas já participantes.

O grupo irá trocar experiências e compartilhar ideias, além de participar de dinâmicas e conhecerem o conteúdo dos Programas para 2015. Durante o treinamento, os educadores irão vivenciar situações do dia-a-dia do trânsito, a fim de desenvolverem soluções responsáveis para enfrentá-las.

Vários recursos pedagógicos serão disponibilizados para todas as fases do ensino, infantil, fundamental ciclo I e II e para o Ensino Médio (jogos educativos, vídeos, histórias em quadrinho, blocos de atividades, revista de história em quadrinhos em braile). Além disso, as escolas receberão fantoches e dedoches de personagens criados especialmente para o Projeto Escola para apoiar o desenvolvimento de atividades educativas com o público infantil.

O projeto foi criado em 2001 e já atendeu 250 mil alunos, em 500 escolas de 127 municípios que margeiam as rodovias administradas pela concessionária. O projeto já beneficiou também mais de 13 mil professores em cinco estados das regiões sul e sudeste do País.

PROPOSTA

A partir das atividades e da experiência dos educadores no encontro, mostrar como a educação pode ajudar a vencer a “guerra” contra a violência no trânsito. A matéria trará estatísticas (abaixo) que comprovam a necessidade de se enfrentar esse problema que tem como raiz o comportamento agressivo e imprudente dos motoristas.

A abertura do evento contará com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal, que poderão analisar o atual cenário da violência no trânsito e a importância de ensinar, desde cedo, o respeito às leis. Já depoimentos de educadores e especialistas explicarão como combater hábitos perigosos e atrelados ao comportamento dos jovens, como conduzir acima os limites de velocidade.

A responsável pelo projeto falará sobre o papel dos professores na educação de crianças e adolescentes, futuros motoristas, e de que como o ensino criativo pode despertar neles a consciência de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos.

A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO BRASILEIRO

Indicadores de acidentes:

– 42% das vítimas fatais de acidentes foram jovens adultos de 18 a 34 anos, o que representa 23 mil vítimas nesta faixa etária.

– Dos mortos dentre este público, dois terços estava na direção no momento do acidente fatal.

– Metade dos acidentes envolveu motocicletas.

Fonte: DPVAT

Dados internacionais

– O Brasil possui um índice de 22,5 mortes no trânsito para cada 100 habitantes, uma realidade bem distante de países desenvolvidos como EUA (11,4), França (6,4), Espanha (5,4) ou Suécia (3,0).

– O país tem indicadores semelhantes a países como Síria, com 22,9 mortes para cada 100 mil habitantes, Angola (23,1), Sudão (25,1) e Irã (34,1).

– Essa realidade pode ser explicada pelo perfil dos acidentes, nos quais as pessoas em situação mais frágil respondem pela maioria das mortes, o que prova a importância da educação.

– O maior grupo de risco é formado no Brasil por motociclistas, ciclistas pedestres, que respondem por 52% das mortes no trânsito do país. Enquanto isso, na Suécia esses grupos respondem por 37%.

FATORES DE RISCO PARA A POPULAÇÃO JOVEM NO TRÂNSITO

– Os jovens são menos capazes de avaliar situações risco

– Os limites são testados nesta fase da vida mais do que em outros momentos

– Adoção de comportamentos de risco, especialmente entre os homens

– Os jovens superestimam suas habilidades

– São mais influenciáveis por seus pares

– Inexperiência

Fonte: Yours – Youth for Road Safety

O PROJETO ESCOLA ARTERIS

Dados gerais

· 232.076 alunos

· 12.820 professores

· 455 escolas

· 125 municípios

Dinâmica

– O foco do projeto é formar cidadãos conscientes e informá-los da importância do respeito à vida no trânsito, reforçando a importância de hábitos cidadãos.

– Foram desenvolvidos três livros didáticos distintos: dois para as duas fases do ensino fundamental, assim como outro para o ensino médio.

– Também são utilizados materiais didáticos como jogos educativos, vídeos, histórias em quadrinho, blocos de atividades e outros materiais. Parte dos materiais está em braile.

– As escolas recebem fantoches e dedoches de personagens criados especialmente para o Projeto Escola para apoiar o desenvolvimento de atividades educativas com o público infantil.

– No início de cada ano letivo, os profissionais de ensino são levados para um treinamento intenso em hotéis fazenda, nos quais realizam atividades práticas que vão prepará-los para abordar a segurança no trânsito na sala de aula.

– Bimestralmente, todos participam de reuniões pedagógicas nas quais trocam experiências para dar continuidade aos trabalhos dentro e fora da sala de aula.

PROGRAMAÇÃO

26/03 – Recepção aos educadores

09h – Abertura oficial com a presença de representantes da Arteris e PRF

09h30min – Dinâmica​

15h – Desafio da Aventura

16h40min – Fim da atividade

27/03 – Atividades pedagógicas com foco na inserção do tema segurança viária nas disciplinas

10h30min – Aula simulada

14h30min – Jogo do Trânsito

17h – Encerramento

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.