Professores da rede municipal de educação recebem capacitação sobre Disfagia

Publicado por Gazeta de Riomafra - 26/03/2015 - 03h02

Aconteceu na última quarta-feira 18, palestra sobre “Alimentação segura do paciente disfágico enfoque na paralisia cerebral”, para profissionais da rede municipal de ensino. Mafra possui atualmente cerca de 50 alunos incluídos e 5 com dificuldades relacionados à disfagia matriculados nas escolas do município.

Essa foi a primeira palestra de um ciclo de três encontros. Os próximos temas serão “Cuidando da voz do professor”, em abril e “Desvio fonoaudiológico – troca na fala”, no mês de maio. A palestra através da Clínica Municipal de Reabilitação, relativa ao Dia da Disfagia, comemorado no dia 20 de março.

Unindo a necessidade de marcar a data e ainda promover a constante atualização dos professores que atuam em salas com alunos que apresentam a disfagia, o setor de Atendimento Educacional Especializado firmou a parceria.

Falando em nome do setor Atendimento Educacional Especializado Ana Claudia Rauen destacou que esse ciclo de palestras é uma conquista gigantesca, “pois somente o professor que está em sala de aula conhece as dificuldades enfrentadas no dia a dia”. Ela agradeceu o apoio recebido da saúde através das profissionais da Clinica Municipal de Reabilitação.

Atuam na parceria as fonoaudiólogas Helen Nataly Correia Lagos Guimarães, Renata Henrique Petreça e Marinez Jerônino Concatto.

Disfagia

A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias conseqüências à saúde. Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Esse desvio pode ser facilitado também pelo envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc.). (Fonte fonoaudiologia.org.br).

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Lindalva Machado Chavier Smirthir

    Sou professora na rede municipal e nem fui convidada para essa palestra! Você que é professor foi na palestra?

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.