Mafra discute reformulação do Plano de Contingência

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/03/2015 - 02h00

Na manhã de sexta-feira, 20, ocorreu uma reunião para reformulação do Plano de Contingência que é uma das etapas de preparação para emergências e desastres. Em pauta as ações realizadas durante as enchentes de 2014, etapas de trabalho e planejamento embasado nas experiências adquiridas.

Inicialmente foi explicado a importância de um plano de contingência atualizado para que todos tenham conhecimentos de suas funções. Foi explicado que a Defesa Civil atua antes, durante e depois do evento sendo que sua ação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastre e é compreendido pela prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação ocorrendo de forma multissetorial . No encontro realizou-se ainda uma prestação de ocorrências em 2014 como as cheias, vistorias, desmoronamento entre outros.

Plano de Contingência

Relatou-se que a reunião tinha como objetivo identificar a responsabilidade das entidades que desenvolvem ações específicas em emergências; descrever as linhas de autoridade e relacionamento entre as agências envolvidas, mostrar como as ações serão coordenadas; descrever como as pessoas, o meio ambiente e as propriedades serão protegidas durante as emergências. Bem como identificar pessoal, equipamento, instalações, suprimentos e outros recursos disponíveis para a resposta as emergências e como serão mobilizados e identificar ações que devem ser implementadas antes, durante a após a resposta as emergências.

Os presentes relataram suas experiências e apresentaram sugestões para o plano sendo proposto que após a finalização do plano de contingência ocorrerá um simulado de evento.  Ao final ficou definido que um novo encontro ocorrerá em 28 de abril para a apresentação das devolutivas referentes aos trabalhos de cada setor na enchente e compilação do material. Na data serão elencadas as ações de responsabilidade de cada setor e haverá um debate através da formação de grupos de trabalho.

Compareceram representantes do poder público municipal, além da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Mafra;  5º Regimento de Carros de Combate, Polícia Militar;  Associação dos Bombeiros Comunitários/Jeep Clube Yatolá,  Amplanorte, Universidade do Contestado Mafra (UnC),  América Latina Logistica (ALL),  Fundação João XXIII e Autopista Planalto Sul.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.