Mafra sedia reunião pedagógica do Projeto “Verde é Vida”

Publicado por Gazeta de Riomafra - 16/04/2015 - 22h18

“Levando a natureza a sério”, este slogan ilustra o Projeto “Verde é Vida” que a Afubra desenvolve em escolas, contribuindo para a formação de uma nova consciência nas relações das crianças, pais e professores com a sociedade e o meio ambiente, visando melhor qualidade de vida para todos.

Abrindo as atividades de 2015, aconteceu na última quinta-feira, 09, reunião pedagógica para os municípios da região de Rio Negro e Mafra que conta também com as cidades de Quitandinha, Piên, Itaiópolis e Canoinhas.

O ano do “ar”

O coordenador regional do projeto Verde é Vida, Edemar Pedro Konkel, que acompanhou o dia de trabalho dos participantes, falou sobre a participação da Afubra. “O projeto não é da Afubra e sim da escola, dos professores e comunidade escolar. Entramos com o apoio pedagógico”. Konkel levantou ainda uma questão a ser refletida: o uso de sacolas plásticas descartáveis e sua importância no impacto ambiental.

Em seguida passou a palavra ao coordenador pedagógico do projeto, José Leon Macedo Fernandes, que começou apresentando o tema a ser trabalhado este ano pelas escolas: o “ar” e deu sequência as atividades do dia. O coordenador falou sobre a história do projeto que já conta com 24 anos de existência, da agenda de reuniões pedagógicas anuais e das ações a serem desenvolvidas pelas escolas.

Pesquisa Científica

Para incentivar a continuidade de participação das escolas, foram apresentadas as oito frentes de trabalho com as comunidades escolares, como a Bolsa de sementes e Coleta de óleo saturado. Também foi dado destaque a “Mostra Científica” que publica anualmente a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos. José Leon destacou que no anuário da 6º Mostra Científica Verde é Vida/Programa de Ação Socioambiental da Afubra, a região de Rio Negro e Mafra foi a que mais apresentou trabalhos (15). As próximas reuniões pedagógicas serão para apresentação e escolha de trabalhos para a Mostra Científica. No dia 25 de junho, em Itaiópolis, acontece a etapa regional da Mostra e os municípios devem apresentar seus trabalhos, onde devem ser escolhidos quatro. Nesta fase, devem ser apresentados 68 trabalhos. No dia 12 de novembro, em Piên, será escolhido um trabalho para participar da etapa Sul Brasileira no próximo ano.

Material didático

Na ocasião, foi feita a entrega do material que será utilizado durante o ano: cartazes, adesivos para carros, folders para família, agendas e pastas para a escola. Na parte da tarde os participantes discutiram o Guia de Educação Ambiental com o tema Ar – um material pedagógico e técnico para uso dos professores em suas atividades educacionais na escola e na comunidade, objetivando o desenvolvimento de projetos que contribuam com o crescimento do educando e de sua comunidade.

Reconhecimento

O dia contou com algumas surpresas como a entrega do certificado emoldurado de “Escola Destaque Verde é Vida” aos representantes das escolas participantes do projeto da região. A Escola Municipal Alminda Antonia de Andrade, de Piên, recebeu da Afubra um cheque pela coleta de óleo saturado.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.