Prefeitura de Mafra terá que quitar precatórios até junho de 2016

Publicado por Gazeta de Riomafra - 16/04/2015 - 22h19

A Prefeitura de Mafra irá quitar até julho 2016 os precatórios que são dívidas com credores. O compromisso foi firmado em termo assinado no dia 31 de março em audiência no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina com a presença do prefeito de Mafra, e do procurador do município.

O acordo é quitar em 15 parcelas mensais, com o primeiro pagamento em final de abril finalizando em junho de 2016, na forma de depósito judicial. A quitação dos precatórios serão feitos com recursos ordinários, que poderiam ser investidos em outras áreas, como por exemplo, a manutenção e pavimentação de ruas.

Previsão

A Secretaria da Fazenda e Planejamento informa que o valor para esse ano já está assegurado e que para o próximo ano, as seis parcelas a serem desembolsadas serão incluídas no orçamento. Os precatórios representam aproximadamente 0,6% da receita corrente líquida.

Precatórios

O procurador do município explica que devido ao fato do valor estar abaixo do mínimo previsto para o parcelamento através do regime especial determinado pelo artigo 97 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, esse retorna a regra determinada pelo regime comum que prevê que para as condenações apresentadas até o dia 1º de julho deve-se realizar o pagamento até o final do exercício seguinte.

Normalmente as dívidas que forem reconhecidas até julho de determinado ano entram no orçamento do ano seguinte. Em 2010, a Prefeitura de Mafra através do decreto 3242/2010 estabeleceu que os precatórios seriam pagos em até 10 anos, embora uma emenda constitucional permitisse à época, o parcelamento em até 15 anos.

Os precatórios são títulos da dívida que os governos emitem para pagar quem ganha na justiça demandas contra o poder executivo.  Esses títulos são pagos de acordo com a ordem cronológica de apresentação conforme os outros pagamentos do município.

De acordo com uma norma do Supremo Tribunal Federal (STF)  os municípios, estados e união terão até o final de 2020 para zerar as dívidas acumuladas com precatórios. A decisão nacional foi tomada em início de abril quando o órgão julgou inconstitucional a norma que permitia que os estados parcelassem as dívidas em até 15 anos. Estados e municípios teriam de comprometer entre 1% e 2% da receita líquida com o pagamento dessas dívidas. Mafra, buscando agir perante a legislação, não penalizando o cidadão, irá fazer esse pagamento até 2016.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Reze

    Bom seria que a prefeitura divulgasse o nome e o valor de cada credor e ingressasse com uma ação de cobrança contra quem deu causa aos juros e multas que incidem sobre estas dívidas assim teria muito administrador que não deixaria mais de pagar dívidas

  2. paulo

    E depois perguntam pq o Eto não consegue fazer nada… pegou a prefeitura cheia de precatórios e parcelamentos não cumpridos.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.