CMI de Mafra realiza reunião preparatória para a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado por Gazeta de Riomafra - 29/04/2015 - 19h48

O Conselho Municipal do Idoso de Mafra (CMI) realizou no último dia 17, reunião ampliada preparatória para a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa que acontece no próximo dia 29 em Canoinhas. Na ocasião, participaram membros do Conselho e demais pessoas interessadas em elencar propostas para serem levadas à Conferência. A presidente do CMI, e a secretária de Assistência Social, destacaram a importância do encontro. “Nosso objetivo é trabalhar para garantir os direitos e o reconhecimento da pessoa idosa na família e sociedade”, disse a Secretária. Já a presidente discorreu sobre o papel dos serviços existentes na valorização do idoso.

Foram trabalhados quatro eixos temáticos: gestão, financiamento, participação e sistema de garantia de direitos humanos. Para tanto, os participantes foram divididos em grupos, nos quais puderam debater e formular propostas.

IDOSO EM FOCO

Ao todo, 20 propostas foram elaboradas envolvendo os eixos temáticos. Dentre elas, favorecer a inclusão do idoso usuário de assistência social nos programas e serviços públicos e também nos grupos tradicionais de 3ª Idade e que estes desenvolvam ações intersetoriais e intergeracionais; criação do Fundo Municipal do Idoso; ampliação dos trabalhos dos grupos de convivência com serviços voluntários na comunidade; capacitação continuada e garantida para os conselheiros de direitos; ampliação e implementação da Política de atendimento ao idoso (Art.3º do Estatuto do Idoso – inciso III). dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e demais serviços voltados ao idoso como espaços de proteção, entre outras.

Para encerrar os trabalhos do dia, foram eleitos 30 delegados para a conferência regional, sendo nove titulares e nove suplentes representantes da sociedade civil e seis titulares e seis suplentes de órgãos governamentais.

2ª CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Com o tema “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por um Brasil de todas as idades” o encontro tem como objetivo propiciar a discussão sobre as consequências nas transformações sociais como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa. A realização é do Conselho de Idoso Municipal e da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, em parceria com as Secretarias de Ação Social da microrregião, seguindo orientação do Conselho Nacional e Estadual do Idoso.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.