Projeto “Caminhos da História†aproxima conteúdos dos livros à realidade dos alunos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 29/04/2015 - 20h04

Com o objetivo de proporcionar aos alunos a formulação de conhecimento a respeito da história local relativa à Revolução Federalista e à Guerra do Contestado, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Lourenço está desenvolvendo o projeto “Caminhos da Históriaâ€, junto a 49 alunos que compõe suas turmas de 9º ano.

O projeto, desenvolvido pelo professor Fábio Reimão de Mello, previu uma série de atividades, incluindo a visitação a pontos históricos de Riomafra, a fim de possibilitar a melhoria da formação do conhecimento histórico e a valorização da história local.

GUERRA DO CONTESTADO

Trabalhando as Revoltas na República Velha – Revolução Federalista e Guerra do Contestado -, o projeto visou ainda proporcionar uma maior proximidade dos alunos com os conteúdos históricos, além de enfatizar a história local como parte integrante de acontecimentos de repercussão nacional.

O professor Fábio explicou que com as visitas aos pontos históricos de Mafra e Rio Negro, que aconteceram no dia 20 de março, os alunos puderam conhecer e valorizar a história local, bem como formar e socializar o conhecimento histórico. “Em meio a uma cidade de história tão rica, porém não tão conhecida de sua população, como é o caso de Mafra (e da vizinha cidade de Rio Negro), a possibilidade de aproximar os conteúdos dos livros com a realidade dos alunos, representa uma oportunidade de se despertar o interesse pelo estudo do passado e assim possibilitar a formulação de conhecimento histórico com base no aspecto local, facilitando o aprendizado e contribuindo para a valorização e difusão da história de Riomafraâ€, declarou.

ROTEIROS PERCORRIDOS

Praça Hercílio Luz / Mafra

Temas Assuntos
Contexto – Caminho das tropas (séc. XVII) 

Abertura da Estrada da Mata – 1826

РBaṛo de Antonina

O São Lourenço

– A Capela da Mata

A Guerra de Farrapos e a Peste – 1840

Contestado – A receita do Monge “As cruzes†– 1851 

Local de oração

РQuesṭo de limites Р1917

Criação de Mafra

РTentativa transfer̻ncia da cruz Р1919

A transfer̻ncia da Cruz Р1920

– A volta da cruz – “A lenda†– 1926

Praça João Pessoa / Rio Negro

Temas Assuntos
Contestado – O batalhão Cel. Bley Netto 

Itaiópolis / reduto Tavares

– A ameaça do “Alemãozinho†– 1914

Gen. Setembrino – nova estratégia

РO cerco / Solicita̤̣o de rendi̤̣o

As colunas: tropas e estrutura de guerra

– Prisioneiros – 1915

A diviṣo de Rio Negro Р1917

Federalista – Passagem do rio Negro 

A estrat̩gia: pra̤a e cemit̩rio Р1893

– A batalha e a vila

A invasão Maragata

Arquivo Histórico / Rio Negro – Observação de cenários do passado Riomafrense

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.