Mafrenses que realizam tratamento fora do município receberão lanche

Publicado por Gazeta de Riomafra - 21/05/2015 - 09h37

“De Mafra para… Não importa o destino, a preocupação com a sua saúde vai além fronteiras. Aprecie o lanche e boa viagem”, essa é a mensagem que os usuários do SUS que realizam tratamento em outros municípios, conhecido como TFD, e seus acompanhantes receberão a partir dessa semana. O recado do município de Mafra vem acompanhado de um lanche e integra as ações de humanização do SUS.

Os kits de alimentação foram entregues nessa segunda-feira 18, às 5h para os pacientes que iriam para Porto União. O lanche é um importante passo no processo de humanização da Saúde. Outras ações que estão sendo realizadas como a melhoria na frota, ampliação da Atenção Básica e o investimento na área da Saúde que em 2014 foi de 31,16% da arrecadação do município, mais do que o dobro exigido legalmente, que é de 15%.

Foram entregues os lanches para 48 pessoas entre pacientes e acompanhantes. Com destino para Porto União eram 14 pessoas no micro-ônibus e duas seguiram de ambulância. Anteriormente a entrega oficial receberam o lanche os usuários que saíram para Florianópolis, Curitiba, Joinville e Jaraguá do Sul.

Aristides Lourenço Gomes que realiza tratamento há cerca de quatro anos aprovou a nova medida. “É muito bom poder ter um lanche para a viagem. Lá pelas 8h sempre bate uma fome e antes parávamos e lanchávamos na estrada, agora não precisamos mais. É um cuidado conosco”.

O KIT

Segundo a Secretaria de Saúde, muitos pacientes seguem para o tratamento em jejum. “Esse era um pleito antigo da comunidade e um desejo da equipe da Saúde que se concretiza hoje. Estamos trabalhando diariamente para humanização do SUS” – falou a secretária. O kit do lanche é composto por chá, suco e bolacha doce e salgada. Este será entregue em todas as viagens para fora do município e serão cerca de 50 lanches por dia.

TFD

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Insatisfeita

    Tem coisas que a gente lê e não dá para acreditar que é verdade, do que adianta oferecerem lanches na viagem sendo que as pessoas poderiam ser atendidas aqui em Mafra mesmo, sem necessidade de deslocamento para outras cidades, pessoas doentes e ainda por cima idosas, precisam fazer essas viagens longas e cansativas tudo por conta da implicância do SUS e hospital com os médicos. Médicos esses que eram bons, que conhecíamos suas referencias agora vao para o outra cidade sem saber na mão de quem estão caindo, é revoltante e ainda acham que oferecendo um lanche é grande coisa.

  2. Junior

    Isso é gozação. Alguém já fez colonoscopia algum dia na vida? Sabem como é o procedimento anterior ao exame?
    Além da fila astronômica de pessoas aguardando por um exame ( mais de ano), ter que se deslocar para outra cidade fazendo nas calças é humilhante.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.