Grupo Escoteiro Falcão Negro promove palestra sobre escotismo

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/05/2015 - 01h16

Pais, educadores e jovens de sete ou mais anos de idade… Você se preocupa com seu espirito de liderança ou de seus filhos? Que tipo de líderes estamos preparando para o futuro? Quais atributos queremos para nossos filhos para tornar a sociedade sadia e feliz?

Com estas perguntas que está sendo feita a divulgação da palestra sobre escotismo que será ministrada às 19h30min do próximo dia 25 no Colégio Bom Jesus. A palestra é mais um evento para reestruturação do Grupo Escoteiro Falcão Negro que foi fundado há mais de 30 anos em Rio Negro.

Com a resposta para as perguntas: “Certamente desejamos que nossos filhos desenvolvam suas capacidades, com alegria, companheirismo e valores para desenvolverem autoconfiança e serem bons cidadãos.”, os organizadores e apoiadores do Grupo de Escoteiros espera reunir pais e filhos interessados em conhecer os trabalhos do escotismo na próxima segunda-feira no anfiteatro do Colégio Bom Jesus, destacando que a antiga sede do Grupo Falcão Negro foi demolida para dar lugar a nova sede com um espaço segura para desenvolver as atividades escoteiras.

Breve Histórico

Por iniciativa do Lions Club de Rio Negro, o GE Falcão Negro foi criado na cidade de Rio Negro em 01/09/84, atende​ndo jovens de Riomafra, com o registro número 65 pertencente a região Paraná, órgão oficial da UEB (União dos Escoteiros do Brasil).

Desenvolveu suas atividades iniciais no pátio do Colégio Barão de Antonina e posteriormente nas dependências externas do Colégio Caetano Munhoz da Rocha, contando com pequeno grupo de crianças, alguns pais e jovens chefes da nossa sociedade que se voluntariaram no ano 1984, alguns dos quais reminiscentes do primeiro Grupo Escoteiro São Jorge de Mafra, então extinto.

Em 15 de novembro de 1987 houve uma grande conquista quando o grupo já formava significativo número de associados. Graças ao empenho, também junto aos cidadãos riomafrenses, adquiram sede própria à rua Rio de Janeiro,234 em Rio Negro.

A sede não tinha divisas de terreno, além de estar danificada pelas enchentes e vandalismo. Estando a casa no alto do terreno, os membros do escotismo riomafrense não mediram esforços para torná-la uma casa especial para suas atividades e investiram no trabalho incansável d​e pais, amigos e simpatizantes do movimento e da comunidade.

Em seu apogeu, nos anos 90, o Falcão Negro contou com mais de cem famílias associadas, cujos jovens formavam duas seções de Lobinhos (meninos e meninas de 7 a 11 anos), duas tropas tscoteiras (meninos e meninas de 11 a 15 anos), uma tropa de guias (moças de 15 a 18 anos), uma tropa de seniors (jovens de 15 a 18 anos) e um clã de pioneiros (acima de 18 anos) em implantação.

Uma equipe de dinâmicos chefes (educadores) apoiada pela diretoria executiva e pelo conselho de pais obteve uma crescente formação e incentivo para aprimoramento através de cursos de adestramentos e presença em treinamentos, palestras e reuniões especiais para o escotismo em Rio Negro e outras cidades como Curitiba, Bateias, Londrina, São Bento do Sul, entre outras.

O GE Falcão Negro participou ativamente em atividades cívicas, escolares, recreativas e filantrópicas sempre que solicitado, colaborando também com outros segmentos que ajudam na construção e crescimento de nossas comunidades, demonstrando o espirito escoteiro e conquistando o respeito e o carinho de todos.

Rio Negro e Mafra também receberam inúmeros escoteiros de outras cidades para compartilharem de atividades planejadas pela equipe do Falcão Negro. Como exemplo, grandes acampamentos e acantonamentos tiveram sede nas imediações da cidade ou no então Seminário Seráfico com grupos amigos de Ponta Grossa, Castro, Curitiba, São Mateus do Sul e outros que ficaram memoráveis para quem esteve presente.

Gincanas, passeios, jornadas, excursões, muito aprendizado e espirito de liderança e companheirismo também fazem parte da dinâmica escoteira que enfrenta as dificuldades com alegria e disposição. Para que o jovem “aprenda fazendo”, nada como conviver com outros jovens que compartilham dos mesmos ideais!

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.