Lei que autoriza Prefeitura a reduzir carga horária dos profissionais da saúde já está valendo em Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 27/05/2015 - 00h40

Médicos e dentistas da Prefeitura de Rio Negro trabalharão a metade do tempo dos demais médicos de outros municípios, devido os vereadores terem aprovado o projeto de lei, encaminhado pelo executivo municipal, que altera a carga horários dos profissionais da saúde de 20 horas/semana para 10h.

O projeto virou lei no dia 11 de março, após ser sancionado pelo prefeito Milton Paizani (PSDB), de desde então os médicos efetivos como cardiologistas, oftalmologistas, urologistas, otorrinolaringologistas, neuropediatras, médicos do trabalho, geriatras, reumatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, mastologistas, neurologistas, dermatologistas, cirurgiões gerais, ortopedistas, radiologistas e os dentistas terão que exercer apenas 10 horas/semana de trabalho, 50% menos do que exercem hoje. Além da redução da carga horaria o projeto de lei aprovado determina que os profissionais não tenham perda salarial, ou seja, os médicos e dentistas que já são poucos em Rio Negro trabalharão menos mais continuarão ganhando o mesmo salário.

A justificativa para criação da lei é a necessidade do executivo municipal adequar a remuneração dos profissionais – médicos e dentistas – ao nível de complexidade e responsabilidade do cargo, bem como, adequar entre as remunerações dos servidores que trabalham nos ESF’s (Unidades da Saúde da Família), onde a carga horária é de 40 horas/semana. A Prefeitura diz que a nova lei é um processo legal, seguindo uma determinação do Ministério Público Federal, quanto à adequação da carga horaria dos profissionais e também por se tratar de uma questão salarial. Justifica ainda que caso não fosse feita a adequação na carga horaria, Rio Negro poderia perder profissionais e que a mudança não trará diminuição nos atendimentos clínicos nos ESF´s.

Muitos populares e outros setores da sociedade, não aprovaram a lei e temem que o atendimento da saúde que já é deficiente piore ainda mais.

- Publicidade -
7 comentários publicados
  1. Edson Luiz Jorge

    chega a ser redículo, esse tipo de sitaução, quando se vê a má vontade para atender o povo, chega a ser revoltante, mas só falta mais um ano e as urnas dirão quem é quem, chega de vereadores que só aparecem para bater cartão, chega de ver o municipio afundando cada vez mais, não se tem se quer um projeto descente para trazerem empresas grandes para geraçao de emprego, aqui em rio negro, cada um cuida do seu umbigo, e a população que se dane, infelizmente faz decadas que temos uma gestão fraca, onde somente os interesses de poucos é que se prevalecem.

  2. Adailton Jose

    Gostaria de ressaltar que entre os vereadores temos um médico o qual deveria sensibilizar-se, porem o juramento o qual fez foi as moscas, temos uma camara de vereadores patetica, secretarios municipais preguiçosos e um prefeito preocupado com seus interesses, vice-prefeito so pra balançar a mão dentro do carro aos eleitores. Rio Negro está uma vergonha, abandonada e sem perspectiva de crescimento, meu voto foi para a lata de lixo, esperem na campanha.

  3. Funcionário Prefeitura de Rio Negro

    Francamente! Redução de carga horária mas sem perda salarial? Desde quando essa classe cumpre horário? Merecem respito e valorização, mas nunca vi um médico ou dentista cumprir horário. Atendem, atingem a meta de 8 pacientes diários, por exemplo, seja lá qual for a meta, e vão embora. E sempre chegam atrasados. E os demais funcionários que tem de cumprir horário. A exemplo dos professores que acumulam trabalho em casa até e Rio Negro só negligencia seus direitos. Exemplo é o Plano de Cargos e Salários que os vereadores estão analisando e sequer a classe teve acesso a proposta final. E a correção salarial varia de DEZ a QUARENTA reais. Esse último valor pra quem já possui mais de 20 anos de serviço. Francamente. Estou chocado. E enojado.

  4. João_zão

    Vale lembrar que quando se fala em 10, 20 e 40 horas/ semana é só no papel pois na prática eles trabalham
    uns 50% das horas e parecem que vivem emburrados e com pressa…

  5. Miriam

    Uma vergonha é deprimente saber que os que deveriam lutar para melhorar a situação do povo já tão sofrido, cometem esse desrespeito com o povo, valendo lembrar aos politiqueiros de plantão que o povo que voces estão prejudicando são eleitores.

    Pasmem!!! a desculpa usada para tal medida é patética, sinto vergonha de falar que sou deste município .

  6. silva

    Isso significa mais uma medida de corte na saúde, maternidade até agora nada a UPA virou abrigo de cachorro e agora mais esta uma medida anti-popular que afeta diretamente a população mais pobre que sempre paga o pato e o que me pasma é os nossos vereadores fantoches sempre dizendo amém.Se antes alguns médicos nos atendiam em 3 minutos agora vai ser consulta vap-vup de 1 minutos e pra conseguir ficha teremos que ficar acampado dois dias antes na frente do posto de saúde.Tudo sobe IPTU, IPVA pedágio,combustível só não sobe a qualidade de Serviços públicos prestados.Rio Negro tá ficando feio ao invés de evoluirmos estamos regredindo, perdendo até pra Campo do tenente.

    • paulo

      Excelente comentário.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.