Plano municipal de Educação é aprovado em consulta popular

Publicado por Gazeta de Riomafra - 28/05/2015 - 00h18

A consulta pública para aprovação e validação do Plano municipal de Educação aconteceu nesta segunda-feira 25, na sede da Amplanorte. Durante todo o dia representantes das unidades escolares municipais, estaduais, particulares e da Universidade do Contestado. Além da sociedade civil – por meio dos conselhos – discutiram e votaram as 19 metas e as 226 estratégias. Quem prestigiou o debate pode, ainda, conhecer os trabalhos dos alunos dos centros de educação infantil.

Solenidade

Para a abertura o músico Michel Matias Veiga cantou o Hino Nacional e algumas músicas. As autoridades municipais e estaduais compuseram a mesa.

Debate

Primeiro foram apresentados dados sobre a situação atual do município como população, educação básica, rendimento escolar – todos com dados oficiais e embasados nos diagnóstico das escolas. O encontro seguiu com a leitura de todas as metas e estratégias para alcançá-las sendo colocado em debate o texto e possibilitado democraticamente alterações.

O encontro foi bem avaliado pelos participantes. A diretora do CEM Restinga, Andrea Karise A. Pscheidt, falou que os educadores puderam ter uma participação ativa no processo, desde a realização de estudos, debates com os professores sendo que ao final a equipe técnica da Secretaria de Educação sistematizou o que foi discutido com as escolas.

Plano municipal

O PME tem como objetivo promover melhorias na qualidade da educação, nas condições de trabalho do docente, a erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar, dentre outras medidas. Este é embasado nas diretrizes estabelecidas pelo governo federal no Plano Nacional de Educação (PNE) criado em 2014. Após a consulta popular, o documento será encaminhado para a Câmara de Vereadores em formato de projeto de lei, que, se aprovado, será sancionado pelo Executivo Mafrense. Os municípios têm até o dia 24 de junho para entregar os planos de educação ao Governo Federal.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.